terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rosalba tenta conter 'debandada' de vereadores locais

A senadora e pré-candidata ao Governo do Estado, Rosalba Rosado (DEM), está tentando conter o movimento formado na Câmara Municipal de Mossoró no sentindo de apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para o governo estadual e de Wilma de Faria (PSB) para o Senado da República. No fim da semana passada, Rosalba Rosado participou de um café da manhã, oferecido pelo presidente do Poder Legislativo mossoroense, vereador Claudionor dos Santos (PDT).
O encontro, que contou com a presença de 11 vereadores, serviu para que a senadora e pré-candidata dos Democratas retomasse as conversas com lideranças políticas da cidade que a projetou no cenário estadual. Um parlamentar que acompanhou a recepção oferecida por Claudionor dos Santos informou à editoria de Política da GAZETA DO OESTE que houve acenos quanto à realização de uma conversa entre a parlamentar e os vereadores de Mossoró que integram a base governista em nível municipal.
"Apesar de o clima ter sido de descontração, está bem nítido que o café que o presidente (Claudionor) ofereceu teve forte conotação política. A senadora Rosalba disse a mim e também a outros colegas que precisava sim ter uma conversa conosco sobre as eleições deste ano. O mais interessante é que a senadora só lembrou da nossa existência depois que surgiram inúmeras informações dando conta de que alguns colegas estariam se entendendo com a governadora Wilma de Faria e com Iberê Ferreira de Souza", comentou um vereador em conversa informal com a reportagem.
Liderados pelo vereador Jório Nogueira (PDT), um grupo de vereadores de Mossoró está conversando frequentemente, tanto com a governadora Wilma de Faria quanto com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza a respeito do possível apoio dos parlamentares mossoroenses às candidaturas majoritárias do sistema político governista em nível estadual. De acordo com informações repassadas à reportagem, pelo menos cinco vereadores, de diferentes agremiações partidárias, já estariam fechado apoios a Wilma e Iberê, além de avalizarem também a candidatura do chefe da Casa Civil do governo estadual, Vagner Araújo para deputado federal no pleito deste ano.
Na Câmara Municipal de Mossoró, apenas os vereadores Flávio Tácito (PSL), Niná Rebouças (DEM), Cláudia Regina (DE), Chico da Prefeitura e Claudionor dos Santos (PDT) estão definidos no que se refere ao apoio à pré-candidatura da senadora Rosalba Rosado ao Governo do Estado. Os demais parlamentares, incluindo alguns que pertencem à base de apoio político da prefeita Fafá Rosado estão dialogando com pessoas ligadas à governadora Wilma de Faria e também com Iberê Ferreira de Souza.
"Se analisarmos o quadro na Câmara Municipal de Mossoró podemos constatar que ela está dividida e até mesmo antigos correligionários da senadora Rosalba estão se articulando para apoiar outra candidatura. É lógico que política e principalmente em ano eleitoral se faz assim, conquistando apoios, mas o fato de Rosalba Ciarlini que é de Mossoró não contar com a totalidade dos apoios de vereadores na cidade é algo que tem até um simbolismo por trás. Em uma campanha que, acreditamos ser das mais acirrada um fato como esse deve ser altamente explorado", disse um vereador mossoroense que, apesar de ser da base governista admitiu que vem conversando com a governadora Wilma de Faria sobre as eleições.


Vereadores acenam com apoio a Iberê e Wilma

O fato dos vereadores de Mossoró estarem dialogando com expoentes da base wilmista tem trazido temor nas hostes dos Democratas em Mossoró. O motivo para a preocupação dos correligionários da senadora Rosalba Rosado é de que em sua terra natal não consiga angariar apoios nem mesmo de seus correligionários, já que vereadores da base de sustentação da prefeita Fafá Rosado estariam conversando com representantes do bloco socialista. A partir do café da manhã oferecido por Claudionor dos Santos no fim da semana passada, ficou deliberado, mesmo que de maneira informal, que seria agendado um novo encontro entre a senadora Rosalba Rosado e os vereadores governistas. Segundo informações repassadas à GAZETA DO OESTE, no próximo encontro, após o carnaval, deverá ser tratado especificamente a respeito da sucessão eleitoral que ocorre este ano.
O fato da senadora, em quase quatro anos de mandato não ter apresentado proposições em favor do município, tem sido visto por lideranças políticas como o principal entrave para que ela conquiste apoios na cidade. Mesmo sendo considerada um fenômeno da política local, existem queixas de vereadores quanto a sua omissão no que se refere a Mossoró. "Rosalba tem percorrido o Rio Grande do Norte buscando apoios e votos, mas se formos analisar o que ela fez pelo Estado como senadora da República, não há praticamente nada e isso é um problema que terá de enfrentar", lembra um parlamentar ligado à oposição em conversa com a editoria de Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!