sexta-feira, 12 de março de 2010

Jornal israelense vê Lula como "profeta do diálogo"

Uma reportagem publicada pelo diário israelense Haaretz nesta sexta-feira (12) classifica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chega no domingo (14) a Israel para um giro de quatro dias pelo Oriente Médio, de "profeta do diálogo", por sua defesa das negociações diplomáticas em busca da paz na região.
"Imparcialidade é o nome do jogo. Lula tem que ser amado por todos. Sua visita ao Oriente Médio na próxima semana começará em Israel, mas também o levará para os territórios palestinos e para a Jordânia", comenta o texto do jornal.
O autor da reportagem, Adar Primor, participou de uma entrevista concedida pelo presidente brasileiro a dois jornalistas israelenses e um árabe, e diz que essa característica de Lula transpareceu até mesmo na hora de escolher quem faria a primeira pergunta: numa disputa de par ou ímpar.
Apesar disso, o jornal questiona a capacidade de Lula de ganhar a confiança dos israelenses ao manter a cordialidade com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, conhecido por sua negação do Holocausto.
A reportagem observa que Lula foi um dos primeiros líderes mundiais a receber Ahmadinejad após as contestadas eleições iranianas de junho do ano passado e um dos cinco países que se abstiveram em uma votação na Agência Internacional de Energia Atômica pela condenação do Irã.
Questionado sobre isso na entrevista, Lula disse ter colocado "claramente" a Ahmadinejad que "ele não pode continuar dizendo que quer a liquidação de Israel, assim como é indefensável sua negação do Holocausto, que é um legado de toda a humanidade".
"Acrescentei que o fato de que ele tem diferenças com Israel não permite a ele ignorar a história", disse o presidente.
Para o jornal israelense, as autoridades nacionais ficarão perturbadas pela associação que Lula faz entre a falta de avanço no processo de paz israelo-palestino e sua visita a Teerã programada para maio, entre a necessidade de garantir que o Irã não desenvolva armas nucleares e a necessidade de resolver o conflito na região, e entre as fracassadas tentativas de mediação do diálogo, principalmente dos Estados Unidos, e a necessidade de se incorporar novos mediadores, como o Brasil.
A reportagem comenta que Lula se descreve como "um negociador, não um ideólogo", capaz de se relacionar ao mesmo tempo com Hugo Chávez e com George W. Bush, com o presidente israelense, Shimon Peres, e com Ahmadinejad.
"Ele diz nunca ter lido um livro em sua vida, embora todos admirem sua 'sabedoria suprema' e sua 'mente criativa'. Como presidente do sindicato de trabalhadores durante os anos de regime militar no Brasil, ele encontrou e resolveu muitos conflitos difíceis", afirma o texto.
Para a reportagem, Lula está ciente de que pode soar ingênuo diante dos seus interlocutores israelenses, mas crítica a posição do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, de comparar Ahmadinejad com Hitler e o Irã atual com o regime nazista do pré-guerra.
"Qualquer um que siga essa linha não está contribuindo em nada para o processo de paz que queremos criar", disse Lula na entrevista. "Você não pode fazer política com ódio e ressentimento. Ninguém pode administrar um país com o fígado. Você tem que administrar um país com sua cabeça e com seu coração. Se não for assim, é melhor ficar fora da política", afirmou.

A Greve dos Professores da Rede Estadual de Ensino Acabou

Em assembléia realizada hoje à tarde (12) os professores decidiram suspender a greve.
A Presidenete do SINTE-RN Fátima Cardoso disse que as exigências não foram todas atendidas mas, os professores votaram pelo fim da greve.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Professor

Sempre que se fala em greve de professor, aparecem aquelas figuras repetidas que ficam de plantão nas esquinas reclamando do professor e afirmando que os educadores "ganham com a cara".
Essa turma de faladores gratuitos não sabe, ou não quer saber de que o professor investe parte significativa de seus rendimentos em formação continuada (livros, revistas, capacitações, internet, equipamentos, etc.). O professor, também, investe parte de seu salário na promoção de festas de mães, estudantes e outras comemorações culturais.
Também esquecem de que a profissão de professor é uma das mais desgastantes. Se olharmos para os profissionais da educação, facilmente, perceberemos que, uma boa parte desses profissionais com mais de 20 anos de trabalho, estão sem condições físicas e psicológicas de continuarem em suas atividades normais. Isso é algo muito grave. Esse pessoal todo tem que custear tratamentos de saúde, sem contar com um plano de saúde, portanto, torna-se vítima do SUS (Sistema Único de Sofrimento).
E o trabalho do professor? Todo trabalhador cumpridor de expediente, quando vai para casa, tem um período de descanso. No outro dia vem ao seu posto de trabalho, com as energias renovadas. O professor sai do trabalho carregado de atividades de alunos e com a responsabilidade de preparar as aulas do dia seguinte. Tudo isso não é levado em conta pela maioria das pessoas. Se o professor não voltar no outro dia com todas as atividades corrigidas, ganha, logo, o título de irresponsável.

Fonte: http://oficiodoprofessor.blogspot.com/

BISPO PEDE QUE FIÉIS NÃO ASSISTAM AO BIG BROTHER BRASIL

Que o Big Brother Brasil é um campeão de audiência e que fatura milhões ninguém tem dúvidas. No entanto, a mensagem disseminada pelo reality show tem levantado questionamentos por parte de segmentos da Igreja Católica.
Alguns padres já chegaram a pedir para os fieis durante as missas que desliguem seus aparelhos de TV no horário do programa durante o período da Quaresma. Tudo porque, na visão dos religiosos, o programa é um afronto aos valores éticos e morais, tornando-se um mal exemplo para ser visto pela juventude.
As festas regadas ao consumo quase desenfreado do álcool; as cenas apimentadas, tramas, fofocas, e as brigas entre os participantes na disputa pela liderança fazem parte da rotina da casa. O vale tudo para se chegar a final e conquistar o "cobiçado" prêmio de R$ 1,5 milhão é que tem deixado os representantes da Igreja estarrecidos. A décima edição do programa estreou no dia 12 de janeiro e deve finalizar em abril.
Em Campina Grande o padre José Assis Pereira, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima pediu aos fiéis que frequentam as missas dominicais, para não assistirem o reality show na Quaresma. Padre Assis pediu aos fiéis para aproveitar esse tempo de penitência que a Igreja propõe para fazer um "jejum dos olhos", deixando de assistir o Big Brother.
Sem querer polemizar com a emissora responsável pelo programa, padre Assis disse que o BBB passa uma mensagem destrutiva para os lares brasileiros, se constituindo em um péssimo modelo para a juventude. Segundo o padre, o programa apresentado por Pedro Bial, lança no lixo, os verdadeiros valores éticos morais que deveriam reger a sociedade.
O programa que se constituiu em um jogo de sobrevivência na casa, tem incentivado a prostituição, o alcoolismo, indo assim de encontro aos valores morais. "Que modelo nós estamos transmitindo para nossos jovens?".
Segundo padre Assis, o BBB é um dos programas mais lucrativos da TV brasileira. Ele ressaltou que o reality show fatura mais do que programas beneficentes. Em noite de paredão, a audiência sobe e emissora fatura alto com as ligações dos telespectadores.
"É um programa que fatura alto. Dá muito lucro". O BBB no entendimento do religioso, ensina ao contrário com os participantes apelando até para discriminação, fofocas e tramas, como forma de levar vantagem no jogo. "E o Pedro Bial ainda os chama de meus heróis?".
O bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira da Rocha, não acompanha o Big Brother. Porém, pelo que já ouviu falar sobre o programa, o bispo não tem dúvida de que o reality show vai totalmente de encontro aos valores éticos e morais.
Dom Jaime também orientou os fiéis a aproveitarem o período da Quaresma para desligar o aparelho de TV no momento em que é exibido o BBB. De forma enfática, o líder da Igreja Católica em Campina Grande conclamou os fiéis a rejeitarem totalmente o programa.
Segundo ele, o Big Brother traz uma mensagem danosa à família, não acrescentando em nada. "É um programa que não acrescenta em nada. É destrutivo para a família e para a sociedade", enfatizou o religioso. O reality conforme observou o bispo, não contribui para a reflexão e só passa uma mensagem negativa.
Para o bispo, o BBB, só contribui para o processo total de degradação da família e da sociedade. Na opinião de dom Jaime, o reality show vai de encontro à família, a consciência ética, ao respeito à dignidade humana e aos valores morais. É um vale tudo, onde o que menos está em jogo são os bons costumes. "É um vale tudo contra os princípios éticos e humanos. Por isso seria interessante os fiéis aproveitarem esse tempo de penitência para se privar desse programa. Rejeitar totalmente", conclamou.

Por Severino Lopes, do Diário da Borborema

Seca preocupa agricultores do RN

Terrenos já estão prontos para receber sementes.
Previsão para o semiárido nordestino é de chuvas abaixo da média.

O atraso do período chuvoso preocupa os agricultores de Mossoró (RN). O solo já está preparado, mas falta a água para o plantio começar.
Os tratores trabalham acelerados, deixando o terreno pronto para receber as sementes que serão plantadas neste ano. A preparação da terra é feita pela prefeitura em parceria com a Petrobras, que doa o combustível utilizado no trabalho. Cada agricultor tem direito a uma hora do serviço.
“Eu acho que é uma grande ajuda. Ao invés de eu pagar, quem paga é o governo”, afirmou o agricultor Epitácio Linhares.
Com a terra sendo preparada para o plantio, a esperança é ter uma boa colheita na safra deste ano. Mas, por enquanto, isso vai depender do tempo.
A previsão para o semiárido nordestino é de chuvas abaixo da média.
Para o agricultor Ismael Lopes, o período chuvoso já deveria ter começado. O solo já está pronto e agora só espera apenas cair os primeiros pingos de água para dar inicio à lavoura de milho.
“Era para ter chovido muito. Ano passado, nesse período, tivemos muita chuva”, disse o agricultor.

Haddad: MEC cancelou Enem por questão de segurança

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje que a decisão do governo de não realizar mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no meio do ano levou em conta o recente cancelamento da segunda fase do exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após a suspeita de vazamento do gabarito da prova.
"Temos que considerar recomendação de pessoas especializadas em segurança. Não podemos negligenciar as recomendações da Polícia Federal, que foram feitas pela pessoa destacada pelo ministro Tarso Genro. E não podemos desconsiderar também que houve mais um episódio grave no País, em relação ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil", afirmou Haddad, que pela manhã participou da inauguração das novas instalações da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O ministro não deixou claro se novas recomendações foram feitas pela PF após o cancelamento da prova da OAB, decidida no último domingo. Ele ressaltou que já havia sido alertado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UNB) de que há quadrilhas no País se organizando para a prática criminosa.
"Temos que ter muita cautela porque os criminosos se organizam. Temos que continuar avançando, mas em condições realistas. Sabendo que tem gente que está com 100% de seu tempo dedicado ao crime", destacou. "Foi o que aconteceu com o exame da Ordem ainda este mês".
Haddad confirmou que o exame do Enem foi cancelado porque as negociações com os "órgãos de controle", como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), consumiram muito tempo para que houvesse a dispensa de licitação, como pretendia o MEC. Segundo ele, uma licitação nos moldes da realizada no ano passado - quando a prova vazou - colocaria em risco o exame.
"Colocar em risco o exame fazendo uma licitação nos moldes do ano passado, correndo o risco de uma empresa sem qualidade ganhar a licitação eventualmente sem condições de realizar o exame, se imaginou que para a segurança do sistema que fosse mais adequado realizar ainda em 2010 uma única edição do exame e usar a metodologia do ProUni".

Arruda não deve sair da prisão tão cedo, diz Gurgel

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou hoje que o governador licenciado José Roberto Arruda (ex-DEM) não deve sair da prisão até que sejam concluídas as investigações sobre o esquema de corrupção na administração do Distrito Federal.
"Tão logo essa investigação esteja concluída, o Ministério Público será o primeiro a opinar pela soltura do governador. Só não queremos que ele interfira na produção da prova", afirmou Gurgel, ressaltando que o prazo da prisão preventiva está longe de vencer.
Arruda está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde o dia 11 de fevereiro. Para tentar libertá-lo, os advogados do governador recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas a Corte entendeu que Arruda deveria permanecer preso.
De acordo com Gurgel, os órgãos envolvidos nas investigações estão se empenhando para concluir as apurações rapidamente. "Estamos nos empenhando ao máximo e pedindo todo o empenho da Polícia Federal para que possamos concluir no menor espaço de tempo possível a investigação do inquérito principal do STJ (Superior Tribunal de Justiça, órgão que determinou a prisão)", afirmou o procurador.
Gurgel disse que a investigação não é simples. "É um esquema criminoso muito complexo e, portanto, a conclusão das investigações é algo igualmente complexo. Está dependendo de uma série de diligências da Polícia Federal", afirmou.
O procurador disse que pretende encaminhar nos próximos dias um parecer ao STF sobre o seu pedido para que seja determinada intervenção federal no Distrito Federal.

Juiz mantém ilegalidade, mas professores do município continuam com greve

O juiz Henrique Baltazar negou na tarde de hoje (11) o pedido de agravo de instrumento impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), na última terça-feira (9), e mantém a decisão de ilegalidade da greve.
O magistrado também negou, dessa vez à Procuradoria Geral do Município, a solicitação de aumento do valor da multa diária de R$ 5 mil para R$ 50 mil.
Diante da negativa da categoria em retornar às salas de aula, o juiz também vai remeter ao Ministério Público, peças do processo para que seja avaliada a possibilidade de ação por descumprimento à decisão judicial contra do Sinte/RN. Henrique Baltazar quer que seja avaliada a possibilidade de crime de desobediência.
Apesar da negativa do juiz, os professores decidiram, por unanimidade, que a greve continua. Eles se reuniram em assembleia na tarde de hoje e, em seguida, saíram em uma passeata rumo a prefeitura, onde farão um ato público.
A categoria espera a contra-proposta da prefeitura, que deverá ser entregue no fim da tarde de hoje pelo vereador Edivan Martins. Os professores se reuniram com o vereador e apresentaram os pontos de reivindicação do sindicato, que teve um recuo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Seis crianças ficam feridas em queda de cobertura em escola

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira, em Ji-Paraná (RO).
Estrutura de 12 metros passava por reparos, segundo secretário.
Uma cobertura de 12 metros caiu e atingiu seis crianças entre 6 e 7 anos que estavam em uma escola estadual, em Ji-Paraná (RO), na tarde desta terça-feira (9). Elas sofreram ferimentos leves e lforam evadas para uma Unidade de Saúde da cidade, onde foram medicadas e já receberam alta.
Segundo Sineide Grau Miller, delegada regional de ensino, a direção da escola havia constatado que a estrutura de madeira da cobertura estava deteriorada e precisava de reparos.
Teto de escola cai e deixa seis crianças feridas (Foto: Reprodução/TV Ji-Paraná)
Segundo Ari Saraiva, secretário regional de governo, parte da cobertura estava escorada para a retirada dos pilares de madeira, que deveriam ser trocados por peças de alvenaria. "A reforma estava sendo feita desde ontem [segunda-feira (8)], mas parece que um vento muito forte atingiu a estrutura, que não suportou e caiu."
A unidade tem cerca de 800 alunos, mas 250 deles estavam na escola na tarde desta terça-feira. As aulas do período do noturno foram canceladas por medidas de segurança. "Uma sala de aula também chegou a ser atingida pelos escombros, mas uma perícia já foi feita no local e o espaço será liberado para a retomada das aulas nesta quarta-feira (10)", disse Saraiva

Traficantes transferidos para o RN derrubaram helicóptero

Traficantes transferidos para o RN derrubaram helicóptero

Publicação: 09 de Março de 2010 às 00:00imprimircomentarenviar por e-emailcompartilhartamanho do texto A+ A- Os 11 presos que foram transferidos sábado do Rio de Janeiro para Mossoró são apontados como a “elite” da bandidagem carioca. Na ficha destes criminosos, constam execuções de membros das facções rivais, assaltos de grande porte, como agências bancárias e carros-fortes, tráfico de drogas, dentro e fora das prisões do Rio de Janeiro.
Entretanto, uma das ações que é atribuída aos membros do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil, está a derrubada de um helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro, quando dois PMs morreram. O ataque contra a aeronave ocorreu em 17 de outubro do ano passado, quando a PM tentava invadir o Morro dos Macacos, zona norte do Rio de Janeiro
A PM havia sido acionada para conter mais um capítulo da guerra entre facções criminosas. O morro havia sido invadido por uma facção, enquanto a outra, que comandava o tráfico no local, reagiu. Houve intensa troca de tiros entre os dois grupos de bandidos e a PM foi acionada para intervir. A invasão foi feita por terra e a aeronave foi solicitada para apoiar por cima.
O helicóptero modelo Fênix foi atingido por um disparo de arma calibre P50, forçando o piloto a fazer uma aterrissagem forçada. Ao tocar no chão, a aeronave explodiu. Quatro policiais estavam na aeronave. Dois deles ficaram presos e morreram carbonizados, enquanto os outros dois conseguiram sair com vida.
De acordo com o delegado da Polícia Federal Severino Moreira da Silva, que fez questão de acompanhar de perto a transferência dos 11 traficantes, as ações coordenadas por esses traficantes eram muito ousadas. Os presos transferidos são: Luís Carlos Gomes Jardim, o “Luis queimado"; Luís Paulo Gomes Jardim, “Paulinho Madureira" (irmão de Luís Carlos); Antônio Ilário Ferreira, “Rabicó"; Márcio Gomes de Medeiros Roque, "Marcinho do Turano"; Patrick Salgado Souza Martins, “Patrick do Vidigal"; Ederson José Gonçalves Leite, “San"; Juliano Gonçalves de Oliveira, “Juca"; José Benemário de Araújo; Thiago Rangel da Fonseca, “TH"; Bruno Coutinho, "Brunaldo" e Edmilson F. dos Santos, "Sassá".

Cidade em PE registra 50 tremores de terra em seis dias

O município de Alagoinha, em Pernambuco, a 225,5 quilômetros da capital, já registrou 50 tremores em quase uma semana, segundo dados do técnico em sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eduardo Alexandre Santos de Menezes.

Segundo ele, os tremores de maior intensidade começaram na noite de ontem. O mais forte chegou à magnitude de 3,2 na escala Richter às 20h30 desta segunda-feira.
Apesar da grande quantidade de tremores, muito comum na região por conta da falha geológica que está em constante atividade na área, segundo Eduardo ninguém ficou ferido.
O técnico foi deslocado para a cidade. Ele pretende fazer uma análise detalhada da região para tentar identificar as causas dos tremores. Ainda não há informações se os tremores provocaram rachaduras nas residências.

Casal é flagrado fazendo sexo no meio da rua na Alemanha

'Isso não é algo que você vê todos os dias', disse um taxista.

Cena inusitada aconteceu em uma rua na cidade de Krefeld
Um casal foi flagrado fazendo sexo no meio de uma rua na cidade de Krefeld, na Alemanha. A cena podia ser vista pelos motoristas que passavam pelo local. Um deles avisou a polícia, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
"Nós queremos encontrar esse casal, porque tal comportamento é inadmissível", disse um porta-voz da polícia. Segundo testemunhas, o casal manteve relações sexuais por, pelo menos, dez minutos.

Um taxista local disse que ficou surpreso com a cena ocorrida no dia 28 de fevereiro. "Isso não é algo que você vê todos os dias no meio da estrada".

segunda-feira, 8 de março de 2010

Motociclistas podem tirar carteira de habilitação de graça no Nordeste

No Nordeste, carteiras de habilitação estão sendo oferecidas de graça, mas só para quem fez os cursos. É uma tentativa de diminuir o número de motociclistas fora da lei e sem preparo.
Uma concessionária de Fortaleza chega a vender sete motos por dia do modelo mais barato. Ela pode ser adquirida por 48 prestações de R$ 215, sem entrada. Tanta facilidade tem atraído todo tipo de consumidor.
O problema é que a quantidade de motos cresce mais que a de habilitações e isso, segundo o Detran, está relacionado ao alto índice de acidentes envolvendo estes veículos. A ideia é regularizar a situação dos motociclistas para melhorar o trânsito.
O Detran do Ceará vai distribuir 42 mil habilitações de moto para moradores de Fortaleza e região metropolitana. Em uma semana dez mil pessoas se inscreveram. No ano passado, no interior, onde os flagrantes de imprudência sobre duas rodas são mais comuns, foram entregues 25 mil.
Em Pernambuco, o primeiro lote dos contemplados está no site do Detran. São 9.500, do total de 14 mil que vão poder fazer de graça a CNH. Mais de 150 mil pessoas se inscreveram pela internet para recebê-las.
Para ser contemplado é necessário comprovar que não tem renda para pagar uma auto-escola e fazer o mesmo processo de aulas e provas para percorrer as ruas com responsabilidade.
"As pessoas têm acesso a aulas de legislação, de meio ambiente, de cidadania, têm as aulas práticas também que o cidadão vai se familiarizar com o veículo. Com isso, as pessoas adentram nas vias com mais conhecimento e, realmente, como têm que proceder", afirma o diretor de habilitação do Detran, João Bezerra

domingo, 7 de março de 2010

Projeto prevê rodovia que ligará Umarizal e Martins, passando pela 'Casa de Pedra'

Um antigo sonho dos moradores das cidades de Martins e Umarizal pode estar mais perto de ser realizado. Trata-se da construção de uma rodovia interligando os dois municípios, com trecho que prestigia a "Casa de Pedra", um patrimônio turístico da região oestana do Rio Grande do Norte.

No início deste mês o vereador Armando Florentino de Araújo, da Câmara Municipal de Umarizal, apresentou a proposta ao Legislativo Municipal e trabalha agora, juntamente com os prefeitos Rogério Fonseca, de Umarizal, e Maria José, de Martins, para entregar o mesmo requerimento ao Governo Federal para que possa ser deslocada a verba para a construção através do Ministério dos Transportes.

A "Casa de Pedra" está cravada na Zona Rural que interliga os municípios de Umarizal e Martins. A região chama atenção do visitante pela exuberância de suas belezas naturais, uma formação rochosa localizada no sopé da Serra de Martins. o local, um importante sítio de interesse arqueológico, é uma das principais riquezas naturais daquela região, só que a distância e o acesso precário vem contribuindo para o abandono daquele local.

De acordo com informações do vereador Armando Florentino de Araújo, apesar de toda a beleza, o acesso a Casa de Pedra é um grande entrave aos visitantes. Só existem dois caminhos para se chegar até o local, sendo uma trilha saindo de perto do Mirante do Canto, no alto da Serra de Martins, que não oferece nenhuma sinalização ao aventureiro, que só pode contar com informações de moradores para não errar o caminho. Outra opção é sair de automóvel em direção à caverna, seguindo por uma estrada vicinal de 12 quilômetros de extensão, em péssimo estado. Dependendo da época do ano, apenas motos e carros tracionados conseguem vencer as pedras expostas no caminho.

Diante da situação que se apresenta e visando o fomento ao turismo regional, o vereador juntamente com o prefeito Rogério Fonseca e a prefeita Maria José solicitarão, durante viagem a Brasília, ao ministro dos Transportes Alfredo Pereira do Nascimento que viabilize, através da equipe de seu Ministério, um estudo na região, e conseqüentemente se apresente uma solução técnica para a realização deste projeto.

"Destacamos nossa certeza na atenção ao pleito tendo em vista que o ministro Alfredo Nascimento é natural do município de Martins, vindo da comunidade rural de Salva Vidas, que interliga os dois municípios", destacou o vereador.