domingo, 7 de março de 2010

Projeto prevê rodovia que ligará Umarizal e Martins, passando pela 'Casa de Pedra'

Um antigo sonho dos moradores das cidades de Martins e Umarizal pode estar mais perto de ser realizado. Trata-se da construção de uma rodovia interligando os dois municípios, com trecho que prestigia a "Casa de Pedra", um patrimônio turístico da região oestana do Rio Grande do Norte.

No início deste mês o vereador Armando Florentino de Araújo, da Câmara Municipal de Umarizal, apresentou a proposta ao Legislativo Municipal e trabalha agora, juntamente com os prefeitos Rogério Fonseca, de Umarizal, e Maria José, de Martins, para entregar o mesmo requerimento ao Governo Federal para que possa ser deslocada a verba para a construção através do Ministério dos Transportes.

A "Casa de Pedra" está cravada na Zona Rural que interliga os municípios de Umarizal e Martins. A região chama atenção do visitante pela exuberância de suas belezas naturais, uma formação rochosa localizada no sopé da Serra de Martins. o local, um importante sítio de interesse arqueológico, é uma das principais riquezas naturais daquela região, só que a distância e o acesso precário vem contribuindo para o abandono daquele local.

De acordo com informações do vereador Armando Florentino de Araújo, apesar de toda a beleza, o acesso a Casa de Pedra é um grande entrave aos visitantes. Só existem dois caminhos para se chegar até o local, sendo uma trilha saindo de perto do Mirante do Canto, no alto da Serra de Martins, que não oferece nenhuma sinalização ao aventureiro, que só pode contar com informações de moradores para não errar o caminho. Outra opção é sair de automóvel em direção à caverna, seguindo por uma estrada vicinal de 12 quilômetros de extensão, em péssimo estado. Dependendo da época do ano, apenas motos e carros tracionados conseguem vencer as pedras expostas no caminho.

Diante da situação que se apresenta e visando o fomento ao turismo regional, o vereador juntamente com o prefeito Rogério Fonseca e a prefeita Maria José solicitarão, durante viagem a Brasília, ao ministro dos Transportes Alfredo Pereira do Nascimento que viabilize, através da equipe de seu Ministério, um estudo na região, e conseqüentemente se apresente uma solução técnica para a realização deste projeto.

"Destacamos nossa certeza na atenção ao pleito tendo em vista que o ministro Alfredo Nascimento é natural do município de Martins, vindo da comunidade rural de Salva Vidas, que interliga os dois municípios", destacou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!