quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Órgão britânico prevê que 2010 pode ser o ano mais quente da história

Met Office afirma que influência do El Niño pode fazer 2010 desbancar 1998

O ano de 2010 pode ser o mais quente desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850, segundo previsões apresentadas pelo centro de estudos britânico sobre o clima Met Office durante a reunião das Nações Unidas sobre o clima, em Copenhague.

Os cientistas afirmam que a temperatura média recorde vai depender da influência do El Niño (fenômeno em que há o aquecimento das águas do Oceano Pacífico) nos próximos meses e será um combinação do fenômeno com o aquecimento global.

Até o momento, o ano mais quente de todos foi o de 1998, com uma média de 14,52ºC - devido, segundo os cientistas do Met Office, à combinação de uma das mais fortes ocorrências do El Niño já registradas com o aquecimento da Terra.

Mesmo assim, caso o aquecimento das águas do Pacífico - previsto para ter intensidade moderada - seja mais prolongado, passando de março, o recorde deve ser batido, disse a diretora do Centro para Mudança Climática do Met Office, Vicky Pope.

Vejam só o que diz aletra

Nesses dias em que está se falando muito em proteger a natureza e reduzir o efeito estufa me lembrei dessa musica de Roberto Carlos.

O Ano Passado

O ouro no ano passado subiu sem parar
Os gritos na bolsa falaram de outros valores
Corpos estranhos no ar
Silenciosos voadores
Quem sabe olhando o futuro do ano passado
O mar quase morre de sede no ano passado
Os rios ficaram doentes com tanto veneno
Diante da economia
Quem pensa em ecologia
Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Quantas baleias queriam nadar como antes
Quem inventou o fuzil de matar elefantes ?
Quem padeceu de insônia
Com a sorte da Amazônia
Na lei do machado o mais forte do ano passado
Não adianta soprar a fumaça do ar
As chaminés do progresso não podem parar
Quem sabe um museu no futuro
Vai guardar em lugar seguro
Um pouco de ar puro reliquia do ano passado
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Os campos risonhos um dia tiveram mais flores
E os bosques tiveram mais vida e até mais amores
Quem briga com a natureza
Envenena a própria mesa
Contra a força de Deus não existe defesa
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais
O que será o futuro que hoje se faz

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RN terá mais 15 agências do INSS

Ministro da Previdência, José Pimentel, fez o comunicado à deputada Fátima Bezerra; mais oito agências serão reestruturadas.

Uma boa notícia foi divulgada pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), no início da tarde desta quarta-feira (9). De acordo com a petista, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, garantiu que o Rio Grande do Norte ganhará mais 15 agências do INSS e oito serão reestruturadas até o fim de 2010.

Segundo a petista, a aplicação de quase R$ 21 milhões, entre criação de novas agências e reestruturação das antigas, beneficiará principalmente as cidades do interior. As cidades são de Baraúna, Canguaretama, Caraúbas, Extremoz, Goianinha, Jucurutu, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel e Touros, além das unidades de Caraúbas, Jucurutu e Parelhas, que já estão em execução.

“Há meses lutávamos por essas agências”, comemorou a deputada Fátima Bezerra através de seu Twitter. O cronograma de entrega das novas sedes, no entanto, ainda não foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social.

Aposentados recebem novo minímo em janeiro


Segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o novo salário mínimo será pago nas aposentadorias no dia 25 de janeiro, com ganho real de 5,08%

O ministro da Previdência, José Pimentel, informou hoje (9) que o novo mínimo será pago nas aposentadorias no dia 25 de janeiro, com ganho real de 5,08%.

Segundo ele, a data foi definida em acordo feito com as centrais sindicais em 2006, quando ficou acertado que a cada ano se anteciparia um mês para o reajuste. Como neste ano será em janeiro, o governo já prepara a medida provisória agora em dezembro. Ele lembrou que a despesa está prevista na peça orçamentária enviada em agosto ao Congresso.

Para os que recebem acima do mínimo, 8,2 milhões de aposentados, está previsto reajuste com base na inflação integral de 2009 mais 50% do Produto Interno Bruto (PIB - a soma de tudo o que a economia produz) de 2008, o que representa ganho real de 2,5%, despesa incluída na proposta orçamentária depois de discussão com as centrais sindicais. O impacto dessa medida será de R$ 3 bilhões.

"É natural que que as pessoas queiram remuneração cada vez maior. Só que tem um limitador orçamentário que são os tributos que nós arrecadamos. O papel de governar é ter clareza das demandas e ver o que pode ser atendido", disse o ministro

Flagradas nuas em sala de aula, professoras são expulsas de escola

Estudantes criaram um grupo no Facebook para discutir o caso.
Duas professoras foram flagradas pelo zelador Robert Colantuoni.
Duas professoras de línguas da escola James Madison em Nova York, nos Estados Unidos, foram expulsas após serem flagradas nuas dentro de uma sala de aula vazia, segundo reportagem publicada pelo jornal "New York Daily News".

De acordo com o periódico, os estudantes estavam assistindo a um show de talentos no auditório da escola quando o incidente ocorreu em 20 de novembro. As duas professoras foram flagradas pelo zelador Robert Colantuoni.

Elas foram investigadas por má conduta. O episódio virou assunto de conversas entre os estudantes, que chegaram a criar um grupo no Facebook (rede social na internet) para discutir o caso --o grupo tem mais de 500 membros.

Na terça-feira, Robert Colantuoni se recusou a comentar o assunto ao jornal. "Eu não posso falar sobre isso, me desculpe", disse ele. O marido de Alini Brito disse que não tinha conhecimento das acusações, mas destacou que elas são falsas.

Um em cada dez crianças e jovens até 17 anos ainda está fora da escola

Meta é que até 2022 todos nessa faixa etária estejam matriculados.
Segundo Todos pela Educação, previsão pode não ser alcançada
Um em cada dez crianças e jovens brasileiros entre 4 e 17 anos estava fora da escola em 2008. A meta para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, é chegar com todas as pessoas nessa faixa etária matriculadas no ensino básico. No entanto, indicadores educacionais apontam que, se continuar no ritmo atual, a tendência é que essa meta não seja alcançada.


A conclusão faz parte de um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Todos Pela Educação, movimento que reúne gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O documento analisa metas intermediárias, traçadas para indicar se as políticas públicas estão na direção certa.


“O relatório mostra que o Brasil melhorou, mas não na velocidade desejável. De 2007 para 2008, o percentual de crianças na escola cresceu 1%, chegando a 91,4%, mas a meta era 91,9%”, afirma Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do movimento. “Aparentemente, é uma pequena diferença, mas representa um grande desafio justamente porque são as crianças e jovens em situação mais dramática, por terem renda mais baixa ou estarem em zonas rurais, sem acesso a transporte, por exemplo”, diz.


“Os investimentos têm que ser ampliados. Caso contrário, se continuar assim, não iremos alcançar nossos objetivos.”


As metas, estabelecidas em 2006, são focadas nos eixos: atendimento escolar, alfabetização das crianças, aprendizagem escolar, conclusão das etapas da educação básica e volume dos recursos públicos em educação. As metas 1 e 4 são monitoradas anualmente com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE

Menino de 13 anos esfaqueia professora em sala de aula no RS

Segundo delegado, adolescente contou que ouvia vozes.
Garoto deve passar por avaliação psiquiátrica.

Um menino de 13 anos esfaqueou a professora dentro da sala de aula, em Rio Grande (RS). O caso ocorreu dentro de um colégio particular, na segunda-feira (7).

A professora foi atingida nas costas e encaminhada ao hospital. Ela já recebeu alta.

O delegado Roberto Sahagoffi explicou ao G1 que testemunhas ouviram os gritos da mulher e chamaram a polícia. “O menino me contou que ouvia vozes. Essas vozes teriam falado para ele matar a professora”, afirmou.

Sahagoffi afirma que encaminhou o processo para o Ministério Público. Um promotor pediu a internação do garoto, mas o juiz não concordou e a criança foi liberada sob responsabilidade dos pais. O garoto deve passar por uma avaliação psiquiátrica.

A direção da escola informou que o garoto nunca apresentou nenhum problema de relacionamento ou indisciplina, mas tem dificuldade de aprendizado.