sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Roberto Carlos da infância ao primeiro LP. Veja fotos da vida do Rei

O mais popular cantor brasileiro de todos os tempos, Roberto Carlos Braga, nasceu no dia 19 de abril de 1941, em Cachoeiro do Itapemirim, pequena cidade no interior do Espírito Santo. Zunga, apelido que recebeu na infância, foi o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga


Um dos episódios mais dramáticos da vida de Roberto é o acidente que provocou a amputação de sua perna direita, aos 6 anos. A falta de uma versão do cantor pois ele não fala do assunto, deu margem a inúmeras narrativas. Uma das versões diz que o acidente aconteceu quando Roberto assistia a um desfile à beira da ferrovia de Cachoeiro. Uma professora teria chamado a atenção das crianças para que se afastassem dos trilhos, mas o grito assustou Roberto, que caiu e teve a perna prensada pelas rodas do trem. Na canção O Divã, ele faz referência ao desastre: 'Relembro bem a festa, o apito/ e na multidão um grito/ o sangue no linho branco'.


Com apenas oito anos, ele já queria cantar no rádio, em um programa matinal que promovia concursos entre cantores mirins. Dona Laura, grande incentivadora da carreira do menino, vestiu-o com um terninho feito sob medida por ela mesma e o levou à Rádio Cachoeiro de Itapemirim, prefixo ZYL-9, para fazer sua estreia onde permaneu no quadro de músicos da emissora. Roberto cantou o bolero Amor y más amor e foi o intérprete mais aplaudido. 'Nunca fiquei tão nervoso na minha vida', revelaria anos depois.


Em 1952, aos 11 anos, foi morar na casa de tia Amélia, a Dindinha. Em 1955, o resto da família chegou ao Rio. Naquela época, o rock já era uma febre entre os jovens americanos. Não demorou muito, o som de Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry chegou ao Brasil. Roberto, assim como grande parte da juventude carioca, ficou absolutamente tomado pelo novo ritmo. Quando o conterrâneo Carlos Imperial o chamou para participar, na televisão, do programa Clube do Rock, ele já cantava, com desembaraço, canções como Tutti Frutti.


Nos corredores da TV Tupi, quando ia participar do programa Clube do Rock, Roberto conheceu aquele que seria um de seus grandes parceiros: Erasmo Carlos. Na época, a identificação entre os dois se fez pelo amor ao rock. Foi através de Erasmo que Roberto conheceu uma turma que se encontrava em frente ao Bar Divino, na Tijuca, formada por pessoas que amavam a música tanto quanto ele. Dessa amizade, nasceu o quarteto The Sputniks. Roberto Carlos estourou com a Jovem Guarda na década de 60, ao lado de Wanderléia e Erasmo Carlos. Depois de um ensaio em que Tim Maia chamou sua atenção inúmeras vezes, Roberto decidiu seguir carreira solo.


Em 1959, Roberto conheceu outro ritmo que influenciaria sua carreira: a bossa nova. O trabalho era bom, mas seu sonho era gravar um disco. Com a ajuda de Carlos Imperial, e com uma carta de Chacrinha, assinou com a Polydor. Seu primeiro compacto foi um fracasso e a gravadora rescindiu o acordo. Imperial, então empresário de Roberto, não desistiu e conseguiu um contrato com a CBS. Lá, Roberto gravou outro compacto, com Brotinho Sem Juízo e Canção do Amor Nenhum. O disco não foi nenhum sucesso, mas promoveu o cantor.

Rosalba e Rogério Marinho confirmam aliança para 2010



“Agora nós temos uma casa do tamanho e da altura que o PSDB merece”. Palavras do presidente estadual da legenda, deputado federal Rogério Marinho, durante a cerimônia de inauguração da nova sede tucana, na tarde desta terça-feira (22). A nova morada peessedebista recebeu a visita da Senadora Rosalba Ciarlini, que mostrou total afinidade com o anfitrião a casa, ressaltando a aliança PSDB/DEM e confirmando a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2010.

“Ao chegar aqui tive o cuidado de entrar com o pé direito e estou otimista e preparada para 2010, principalmente pelo apoio da nova aliança formada para enfrentar a eleição estadual. Sim, eu serei candidata e quando entro numa luta, entro e corpo e alma, entro para vencer. Com a garra, a coragem e a experiência de Rogério e do PSDB ao nosso lado, a resultado será a vitória”, declarou Rosalba.

A festa de inauguração contou com a participação de novos e antigos tucanos. Amaro Saturnino, vice-presidente estadual e João Faustino, presidente de honra, foram fundadores do partido no estado e dividiram a história do PSDB em duas: antes e depois de Rogério Marinho. “Em 20 anos, o partido não teve um crescimento desde a entrada de Rogério. Em 2006 não tínhamos nem palanque para receber nosso candidato à presidência e hoje estamos inaugurando nossa nova sede, com estrutura e organização para trabalharmos ainda mais”, disse Saturnino.

Já João Faustino fez um discurso mais duro em tom de desabafo. Ele disse que o PSDB é o partido vivo, crescente e forte e que não se perdeu nos caminhos da barganha, vaidade e prepotência. “Por isso agora vai ser importante na eleição de 2010 porque tem estratégia e presença forte no cenário nacional”.

Rogério enfatizou aos amigos presentes que ali era o lar tucano, um lugar que abrigará os diretórios das mulheres, da juventude, do interior, de Natal, os prefeitos, os vereadores e os pré-candidatos. O líder a casa adiantou também que o partido já tem 49 pré-candidatos para assembléia legislativa e que o número de militantes ativos triplicou nos últimos meses, provando que o PSDB/RN cresce e se fortalece a cada dia.

UERN cancela contrato com empresa que errou durante vestibular

AOCP foi responsabilizada pelos erros que levaram ao cancelamento do PSV no fim de semana passado. Nova data das provas sai até o dia 29.

A Reitoria da UERN decidiu romper o contrato com a empresa AOCP (PR), reposável pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2010). A empresa, de acordo com a Comperve, teria errado na organização do certame, causando o cancelamento do vestibular na semana passada.

Com isso, o reitor Milton Marques de Medeiros se reuniu com o diretor da AOCP, Marcos Flávio da Silva, e anunciu o fim da parceria.

Segundo o reitor, o próximo Processo Seletivo será conduzido por outra empresa.

"Dada à urgência do processo, a UERN dirigiu consultas à segunda colocada na licitação e a algumas outras empresas de caráter público, por lei dispensadas de procedimento licitatório", declarou Milton Marques.

Ainda de acordo com o reitor, o próximo PSV não acontecerá em janeiro. "Possivelmente em fevereiro. A data será anunciada até o dia 29 de dezembro", frisou.

MEC vai preencher 8.4 mil cargos em instituições ensino superior

Publicação da lei permitirá que o ministério convoque os aprovados em concursos.


Sancionada ontem (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União de hoje (24), a Lei 12.156/09 autoriza o Ministério da Educação (MEC) a preencher 8.400 cargos efetivos ou comissionados e funções gratificadas em instituições federais de ensino superior.

Segundo o MEC, a publicação da lei permitirá que o ministério convoque os aprovados em concursos e promova, se necessário, já no próximo ano, nova seleção para o preenchimento das vagas que não forem ocupadas. A assessoria, no entanto, não soube informar para quantas dessas vagas já houve seleção pública.

Os cargos serão redistribuídos da seguinte forma: 2.800 vagas para professores do ensino superior; 5 mil cargos técnico-administrativos em educação e 180 cargos de direção. Além disso, 420 vagas serão destinadas a funções gratificadas.

Tanto os professores do ensino superior quanto os funcionários técnico-administrativos serão contratados exclusivamente para compor os quadros funcionais de universidades, campi universitários e unidades de ensino descentralizadas.

A medida, de acordo com o MEC, faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), cujo objetivo é ampliar o acesso e a permanência da população na educação superior, dobrando o número de alunos nos cursos de graduação no período de dez anos.

Para atingir tal meta, o Reuni prevê, além do aumento do número de vagas, medidas como a ampliação ou abertura de cursos noturnos, o aumento do número de alunos por professor, a redução do custo por aluno, a flexibilização de currículos e o combate à evasão escolar.

Criança é encontrada enforcarda e morta em Currais Novos

Os pais da criança o deixaram dormindo. Logo após, o encontraram sem vida

Uma criança identificada como Ananias Antônio de Medeiros, de um ano, foi encontrada morta na noite desta quinta-feira (24), dentro de casa, no sítio Catunda, zona rural de Currais Novos, a 172 km de Natal.

De acordo com informações policiais, o menino teria sido deixado em uma rede, dentro de casa, dormindo. Por volta das 18h, os pais o encontraram morto.

O casal disse em depoimento que a criança teria se mexido na rede, enforcando-se acidentalmente nos punhos. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi acionado somente na manhã desta sexta-feira (25), por tratar-se de uma localidade distante.

Polícia Civil irá investigar a morte da criança.

Jovem mata própria mãe acidentalmente no interior

Ele encontrou um revólver no interior do veículo e, manuseando, acabou disparando um tiro, que atingiu sua mãe na região abdominal

Tragédia na noite de Natal para a família da dona de casa Edneide Lopes de Medeiros, de 38 anos de idade. Ela foi morta, possivelmente de forma acidental, por um filho adolescente, no interior do veículo onde a família estava, no município de Caicó, a 285 km de Natal.

Já passavam das 18h30, quando o pai do adolescente, identificado como Cabo Alcir, do 1º BEC, parou o carro em frente a um supermercado do bairro Barra Nova.

Ao descer, deixou a esposa e o filho no interior do veículo. O adolescente percebeu a arma dentro do carro, e ao pegá-la, acabou disparando, atingindo sua mãe, que mesmo depois de uma cirurgia de mais de três horas na UTI do Hospital Regional, não resistiu e faleceu. A Polícia vai investigar o caso.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A televisão e sua influência

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Foi o russo Constantin Perskyi quem introduziu o termo televisão, no discurso que apresentou no Congresso Internacional de Eletricidade, associado nesse ano à famosa Exposição Mundial de Paris, de 1900. Este termo rapidamente se popularizou, ultrapassando o uso de outros termos como telescopia, telefoto, telectroscopia, etc.

Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. As transmissões regulares só começaram em 1939. A pioneira foi a NBC. Também em 1939 começaram a ser vendidos ao público os primeiros aparelhos de TV. Em 1941 as transmissões de som foram transferidas de AM para FM.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão, em 18 de setembro de 1950. A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. No dia 10 de setembro foi transmitido um filme onde Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à vida política. Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada. Era a consolidação do sonho de um pioneiro da comunicação no Brasil: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados.

Pode-se garantir que a televisão foi um dos inventos que mais fez jus a um maior número de críticas e de louvores e também a ferramenta audiovisual que mais contribuiu, concomitantemente com a rádio e a imprensa, para fazer do planeta uma imensa aldeia global. Tornando-se acessível à grande maioria das pessoas, constituiu uma forma de companhia, de diversão, de informação e de formação, e através disso influenciou especialmente a educação. Sua influência é inegável.

O doutor em História Social Marcos Napolitano diz que a escola deve procurar "alfabetizar" visualmente os alunos e os ensinar a "ler" televisão. Segundo ele, é a leitura e o domínio da palavra escrita que dão um repertório lingüístico mais amplo ao aluno e o habilita a ser um espectador crítico. Levar a televisão para a sala de aula implica também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. O importante é saber usá-la para o cotidiano, não sendo usado por ela.

O ambiente televisivo é especialmente o referencial de informações tanto sociais como culturais, tornando-se companheiro das interações afetivas, emocionais e tem um amplo artifício subliminar, pois passa muitas informações que não apreendemos conscientemente. A televisão é ainda, o meio utilizado, por excelência para obtenção de informações. É através dela, principalmente, que as pessoas entram em contato com os outros mundos, outros povos e culturas.

O educador tem que perceber que a educação tem um alto componente comunicativo. A televisão como recurso didático amplia as possibilidades de acesso a materiais que recortam a realidade do nosso país, e apresentam as constantes violações dos direitos do cidadão e, muitas vezes apresentam alternativas de solução para a questão. Quando os alunos são preparados a ler a televisão e são alfabetizados visualmente pelos seus professores, são capazes de criticamente entender as mensagens transmitidas pela televisão, questionando-as e construindo idéias sobre as informações.

Ref:Joan Ferrés. Televisão e Educação

Adriano recusa Europa e fica mais um ano no Fla

Artilheiro do Campeonato Brasileiro ao lado de Diego Tardelli, com 19 gols, e considerado um dos principais pilares do Flamengo na caminhada que levou o rubro-negro ao título da competição, o atacante Adriano permanecerá na Gávea em 2010.

A informação foi dada nesta segunda-feira pelo empresário do jogador, Gilmar Rinaldi, para alegria da nação rubro-negra e da nova presidente do clube, Patrícia Amorim, eleita no dia seguinte à conquista do título pelos comandados de Andrade.

“O mais importante nesse momento e o que está em nossa cabeça é o projeto da Copa. O Adriano está feliz, foi o artilheiro do Brasileiro e decidiu permanecer onde se sente em casa”, sintetizou o ex-goleiro.

O atual vínculo de Adriano com o Flamengo terminará no mês de maio e alguns clubes da Itália já haviam manifestado interesse em levá-lo de volta para a Europa. Com a confirmação de sua permanência na Gávea, um novo contrato deverá ser alinhavado em breve pelos representantes do ‘Imperador’.

Outro que teve seu contrato renovado foi o lateral-direito Éverton Silva. A diretoria do Flamengo acertou no último domingo com o Friburguense a compra do passe do do atleta, que ficará no rubro-negro por quatro anos. O clube da Gávea teve a ajuda de um investidor que ficará com 80% dos direitos econômicos do reserva de Léo Moura e cederá ao Flamengo 20%.

Everton Silva se mostrou entusiasmado com a renovação e disse que pretende cumprir os quatro anos de contrato com o hexacampeão. “Em 2010 vou trabalhar forte para buscar meu espaço no time e espero cumprir meu contrato. No meio do ano tive uma boa proposta pra deixar o clube, mas preferi ficar”, revelou.

Aos 21 anos, o reserva imediato de Léo Moura chegou ao Flamengo no início de 2009, indicado pelo técnico Cuca. Everton Silva participou de 27 jogos no ano e ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Carioca e o Brasileirão.

Governadora Wilma: “minha candidatura é inquestionável”

A governadora Wilma de Faria reafirmou que será candidata ao Senado e disse que a decisão é “inquestionável”.

“Nada na minha vida é fácil. Vamos a luta. Minha candidatura ao Senado é inquestionável”, disse Wilma de Faria, que nesse momento está em almoço de confraternização com a imprensa.

Ladrão é preso após pegar no sono durante o roubo em MG

Em Minas Gerais, um ladrão tentou roubar um estacionamento durante a noite. O problema é que durante a ação, o bandido pegou no sono e foi preso em flagrante pela polícia.

domingo, 20 de dezembro de 2009

CANCELADO VESTIBULAR DA UERN QUE COMEÇARIA NESTE DOMINGO

O vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte que iria ocorrer na manhã deste domingo em seis cidades do estado foi adiado. Os alunos na maioria dos locais já estavam dentro de sala de aula quando foram informados da suspensão do processo seletivo.

A UERN ainda não se pronunciou de forma oficial, mas nos locais de provas a informação aos estudantes era de que AOCP Concursos Públicos, empresa paranaense responsável pela elaboração das provas, teria errado na organização dos testes. Uma nova data será marcada para o processo seletivo.

As provas do Processo Seletivo Vocacionado 2010 (PSV 2010) seriam aplicadas a partir deste domingo (20) e se estenderiam na segunda-feira (21). Ao todo, 19 mil candidatos disputavam as 2.332 vagas distribuídas nos Cursos de Graduação da UERN. Ao todo, eram 41 locais de prova em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.

Vestibular da UERN é cancelado.

As provas que seriam realizadas hoje 20/10 e amanhã 21/10 foram suspensas. Depois traremos mais informações.