quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escola de Parnamirim apresenta vários problemas estruturais

A Escola Estadual Professor  Arnaldo  Arsênio de Azevedo (Caic), em Parnamirim, apresenta péssimas condições estruturais. As paredes estão frágeis, janelas e portas estão quebradas, instalações enferrujadas, além da lateral direita da quadra de esportes ter desabado.

Segundo a promotora de Justiça Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, a diretora da escola informou que desde o ano de 1997 não há obras de manutenção da instituição, a não ser uma pequena intervenção no piso das salas. Em 2001, um aluno da escola teve o olho direito atingido por um arame solto enferrujado na quadra de esportes, resultando na perda da visão direita, o que motivou a interdição da quadra, e suspendeu as atividades de educação física por tempo indeterminado.

Diante da situação constatada na Escola Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, a promotora Luciana Cavalcanti instaurou um inquérito civil público para apurar as condições de funcionamento. Através da edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29), ela solicitou ao Corpo de Bombeiros que, no prazo de 15 dias,  realize uma inspeção nas instalações da escola, para verificar se há possibilidade de acidentes provocados pela falta de manutenção, que possam comprometer a integridade física das pessoas que circulam nas dependências.

A promotora solicitou ainda uma perícia de um engenheiro civil para avaliar se a instituição tem condições funcionamento, indicar quais são as reformas necessárias, e estimar um tempo e o custo para a realização dessas reformas.

Pagamento de parte dos servidores do estado será depositado até meio-dia da sexta

O pagamento de parte dos servidores estaduais com matrículas terminadas entre 6 e 0 só terão creditados os pagamentos até o meio-dia da sexta-feira (30). A informação é do Governo do Estado. O motivo para o dinheiro não ser depositado já no início da manhã é que o Executivo espera repasses federais para complementar o pagamento, o que deve ocorrer no transcorrer da manhã. Aproximadamente 5% dos servidores do estado que recebem no segundo dia de pagamento receberão até o início da tarde.

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, dos R$ 262 milhões necessários para o pagamento da folha, R$ 13,7 milhões estão pendentes, aguardando repasse do Governo Federal. Servidores de 18 secretarias da administração direta e 15 instituição da administração indireta, além de beneficiários da pensão especial e carteira parlamentar podem não receber o pagamento logo no início da manhã da sexta-feira. O Executivo disse que não houve critério para a indicação dos servidores que receberiam o pagamento a partir do meio-dia.Nesta quinta-feira (29), os servidores que têm o final da matrícula de 1 a 5 receberam o pagamento, que corresponde a aproximadamente metade da folha de pagamento do estado.