sábado, 14 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


Na sexta-feira (20) foi comemorado 314 anos da morte de Francisco Zumbi, do Quilombo dos Palmares, data esta em que também é celebrada a Consciência Negra no Brasil. Ele foi um dos principais ícones da cultura negra no país e acredita-se que a criação da data foi importante para que haja um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Espalhe isso.

Chuvas na região sul provocam morte e deixam desabrigados

Em SC, homem morreu ao tentar limpar bueiro.
Alagamentos atingem várias cidades do Rio Grande do Sul.

As fortes chuvas e vendavais que atingiram o sul do país nesta sexta-feira (13) e sábado provocaram a morte de uma pessoa em Santa Catarina e deixaram mais de 200 pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul.

Em Orleans (SC), um homem de 48 anos morreu ao tentar limpar um bueiro. Chovia no momento do acidente e a vítima foi arrastada pela correnteza. O corpo foi achado em um córrego, segundo a Defesa Civil do Estado.

Em São Ludgero, também no estado, dois aviários foram atingidos pela chuva. Em Armazém, duas casas foram afetadas, e a Defesa Civil está monitorando o nível do rio Araranguá, que está 1,40 metro acima do nível normal.

No Rio Grande do Sul, o Vale do Caí é uma das regiões mais castigadas pela chuva. Em São Sebastião do Caí, o rio que cruza a cidade transbordou e provocou alagamentos, deixando pelo menos 60 famílias desabrigadas.
Em Porto Alegre, árvores e postas caíram e a água chegou a invadir algumas ruas, segundo a Defesa Civil. No município de Minas do Leão, vários bairros tiveram alagamentos e a estimativa é de que 200 pessoas tenham ficado desalojadas.

Em São José do Hortêncio, a força do vento arrancou parte do teto de uma escola e destruiu o telhado do ginásio de esportes. A prefeitura estima que 25% das casas do município foram afetadas. Em Nova Petrópolis (RS), o vento atingiu quase cem quilômetros por hora e derrubou árvores, destelhou casas e arrancou o telhado de um mercado. Quase toda a mercadoria foi perdida.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas e ventos também afetaram São Leopoldo, e Novo Hamburgo, onde vários bairros tiveram alagamentos, e Sapiranga, cidade em que cerca de cem pessoas tiveram suas casas alagadas.

Rosalba em 1º

Visitando alguns blogs e sites vi uma pesquisa que aponta Rosalba como primeira colocada em uma pesquisa para governo. Fiquei me dizendo como o povo do RN é burro. Foram quatro anos no senado e o que Rosalba fez? Quais são os seus projetos? Onde estão eles? Eu li na revista veja que Rosalba era a senadora com o projeto mais sem utilidade do Brasil. O projeto era: Premiar a Rede Globopela reprise da novela Senhora do Destino. O que isso mudou na vida dos norte-riograndenses? Povo deixe de ser burro e vote em candidatos que fazem algo, se Rosalba for eleita Mosssoró é que vai crescer ainda mais e o resto do RN que se lasque. Isso todos os Rosados já fazem há anos tiram os votos das outras cidades e só fazem algo para Mossoró. Abram o olho.

Lula e Sarkozy cobram Estados Unidos e China por acordo climático

Presidentes brasileiro e francês atacaram tentativa de criação de um 'G2'.
Documento assinado neste sábado por Brasil e França não traz números.

Em um duro pronunciamento conjunto, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, cobraram dos Estados Unidos e da China avanços que permitam um acordo concreto na 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas, prevista para dezembro, em Copenhague. Em entrevista, os dois chefes de Estado apresentavam um "programa comum" - na realidade, uma carta de intenções - para o acordo que renovará o Protocolo de Kyoto, quando Lula cobrou frontalmente Barack Obama e Hu Jintao.

--------------------------------------------------------------------------------
Documento assinado por Brasil e França, que Lula qualificou de 'bíblia climática', não traz números
--------------------------------------------------------------------------------
"Não temos o direito de permitir que o presidente Obama e que o presidente Hu Jintao façam um acordo com base apenas nas realidades políticas e econômicas dos dois países", disparou o brasileiro. Neste fim de semana, Obama realiza turnê pela Ásia, e teria encontro em Pequim com a cúpula do governo chinês. Não satisfeito, Lula foi além: "No fundo, o que estamos vendo é a tentativa de criação de um G2, com interesses específicos, para resolver o problema climático dos dois países sem se importar com os compromissos que temos de ter com o conjunto da humanidade."

O Brasil não está brincando"
O presidente brasileiro também pediu mais ambição dos dois governos. "É preciso que os Estados Unidos, como maior economia do mundo, sejam os mais ousados do mundo", exortou, completando: "E que a China, que não tem a mesma responsabilidade dos países desenvolvidos, mas que cresce de forma extraordinária, tenha um pouco mais de ousadia."
As declarações, feitas ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e frente à cúpula do governo francês, foram endossadas por Sarkozy e pelos ministros das Relações Exteriores, como Bernard Kouchner, e do Meio Ambiente, Jean-Louis Borloo. Um pouco mais comedido, sem citar os nomes de Obama e Jintao, o chefe de Estado francês também atacou o suposto entendimento entre Estados Unidos e China. "Vocês sabem da admiração que tenho pelos Estados Unidos e da confiança que tenho no presidente Obama. A primeira economia do mundo deve estar à altura de suas responsabilidades", afirmou Sarkozy, até aqui considerado em seu país um presidente "Atlantista", ou sejam, amigo dos Estados Unidos.
A seguir, o francês argumentou: "O mundo é multipolar. Não transformamos o G8 em G20 para nos encontrar face a algo que seria ainda mais fechado", disse, mais uma vez em alusão à relação entre EUA e China.
As críticas de Lula foram feitas um dia após o governo brasileiro anunciar a proposta que levará a Copenhague, prevendo "objetivos" - e não "metas", que no jargão diplomático significam obrigações - de redução de emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020. O presidente ressaltou que o Brasil já havia decidido combater o desflorestamento, prevendo sua redução em 80% até 2020. Então, mais uma vez comparou seus objetivos aos dos Estados Unidos, lembrando que o plano climático coordenado por Dilma "equivale à redução que o presidente Obama está mandando ao Congresso Nacional" norte-americano. "O Brasil não está brincando", garantiu.
Sarkozy, que ouviu em silêncio os discursos de Lula e Dilma por mais de 15 minutos, foi só elogios à proposta brasileira. "O Brasil é o primeiro país emergente do mundo que assume engajamento preciso desta natureza", ressaltou.
Planejado para ser o centro das atenções, o documento conjunto divulgado por Brasil e França acabou ficando em segundo plano. Embora Lula o tenha definido como uma "bíblia climática" que poderia "balizar" outros países para um "paradigma igual ou próximo", o documento traz apenas compromissos, mas não números - vitais para o sucesso de Copenhague.


Fonte: G1

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apodi - Selo Unicef

Navegando na INTERNET encontra a seguinte materia no blog Apodi-atualizado: Comissão de Apodi realiza audiência para mostrar a importância do selo unicef. Fiquei me perguntando quais foram os convidados para essa audiência? Pois sou professor e não fui convidado, quem melhor para repassar isso a população de um professor que tem contato com varios alunos durante o dia? Fica a pergunta no ar.

Casal é preso por suspeita de manter abatedouro de cães na Grande SP

Segundo a polícia, carne era vendida para a comunidade oriental.
Cães eram pegos nas ruas, presos para engorda e mortos em Suzano.

Um casal foi preso na manhã desta quinta-feira (12) por suspeita de manter um abatedouro de cães em Suzano, na Grande São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os animais eram recolhidos das ruas por um homem de 46 anos e uma mulher de 39, mantidos presos para engorda e depois mortos.

A carne, segundo policiais da 2ª Delegacia de Saúde Pública do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPCC), era vendida para a comunidade oriental.
No local, foram encontrados um cachorro ainda vivo que seria abatido, duas mesas, um freezer com carnes, ganchos e outros equipamentos. De acordo com a polícia, as investigações duraram um mês, e o local funcionava há 3 anos.

Além de matar os animais, os donos do local também são suspeitos de incinerar as partes que não eram aproveitáveis. De acordo com a secretaria, era cobrado entre R$ 180 e 220 pela carne de cada animal.
Fonte : G1

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pane em Itaipu causa apagão em nove Estados

Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). O apagão que atingiu nove Estados foi causado por uma pane na usina hidrelétrica de Itaipu, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O ministro Edison Lobão, que concedeu entrevista em Brasília, confirmou que foram afetadas cidades em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Porém, moradores de Mato Grosso e Pernambuco também relataram falta de energia nos respectivos Estados. Também faltou energia no Paraguai.

Lobão disse que é possível que um temporal tenha provocado o desligamento da usina. "Questões atmosféricas, tempestades de grande intensidade, podem ter contribuído para desligar a linhas de Itaipu. Por consequência, pelo regime interligado, outras linhas saem de funcionamento", disse o ministro, ressaltando que o Estado do Rio de Janeiro é o mais prejudicado.


Lobão disse ainda que o abastecimento deve ser normalizado ainda nesta noite, mas que a causa real do problema só será conhecida na quarta-feira. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia. Não é encontrar a razão do corte, que deve ter sido por fatores atmosféricos. Não tem nada a ver com o apagão de 2001", afirmou o ministro.

O presidente da hidrelétrica Itaipu Binacional, Jorge Samek, afirmou em entrevista coletiva em Brasília que houve avarias em uma ou duas linhas da usina. "Estamos trabalhando com todas as unidades geradoras trabalhando em vazio. Não tem nenhum problema na energia. No ponto de vista de geração não ocorreu problema. São cinco linhas que unem Itaipu ao grande centro, cujas linhas vão para São Paulo, neste processo deve ter ocorrido um grande vendaval, que fez com que uma ou duas linhas tivessem avarias. Há um sistema que faz com que as máquinas parem de transmitir energia. Neste momento (pouco antes da meia-noite), dois trechos já estão recuperados, e ainda falta recuperar um terceiro. Em 30 minutos devemos ter uma posição melhor para isolar a linha que teve avaria e assim voltar as outras linhas para a geração de energia."

Samek mostrou que não havia precisão sobre o tamanho do problema. "Torço para que sejam no máximo duas linhas [com problema]. Quando uma delas tem avaria, desliga-se o sistema para que a gente possa recompor isso. Tivemos um temporal enorme aqui em Foz do Iguaçu, árvores foram arrancadas, mas ainda não tenho a exatidão de onde ocorreu o problema", afirmou.

Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Relatos de moradores apontam falta de luz na capital, no ABC paulista, no interior e no litoral do Estado.

O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, só estão com energia na capital paulista os locais onde há geradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade, mas a corporação recomenda que os moradores evitem sair às ruas.

"Estava um caos para pegar ônibus, pois está sem metrô. Estava parecendo seis horas da tarde. A cidade está totalmente escura, sem semáforos, na rua só vemos a luz das velas nas casas. Não tinha nem táxi na rua, está todo mundo preso em casa", conta o jornalista Rodrigo Araújo, que estava na av. Paulista no momento do apagão.

Há relatos ainda de que a pane atingiu algumas operadoras de celular.

No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização.

O diretor técnico das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Eduardo Sitônio, informou que no Estado foi percebida apenas uma oscilação de cerca de 5 segundos na rede e que não há registros de ocorrência de falta de energia.

Segundo o jornal paraguaio "La Nación", o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido no país por cerca de 30 minutos entre 21h13 e 21h43 (horário local), mas já está normalizado.

Fonte: uol noticias

Apagão atinge diversas regiões do Brasil


Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). Ainda não há informação oficial sobre as causas do apagão.
O UOL Notícias entrou em contato há pouco com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A agência informou que ainda não tinha conhecimento do que poderia ter ocorrido.
Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. A luz piscou por alguns segundos e, em diversos pontos da região metropolitana, a energia ainda não foi restabelecida ou se encontra bem fraca. Relatos de moradores apontam falta de luz em várias regiões da cidade, no ABC Paulista e no interior e litoral do Estado.
O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e estava parado por volta das 22h40.
Também falta luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife. No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute.
O Estado do Rio Grande do Sul não foi atingido e, segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte de Pernambuco.
FONTE: uol notícias.

Beira-Mar é condenado a 15 anos de prisão

Traficante foi considerado mandante do assassinato de rival.
Julgamento em Campo Grande durou mais de 9 horas.
O traficante Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 15 anos de prisão em julgamento realizado nesta terça-feira (10).

Ele foi considerado mandante do assassinato do traficante João Morel, ocorrido em janeiro de 2001, dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS).

Os sete jurados, cinco mulheres e dois homens, concordaram com a tese da Promotoria de que ele ordenou o homicídio duplamente qualificado - por motivo torpe e cruel. Eles não aceitaram a terceira qualificação de que o crime seria por pagamento.

O julgamento durou 9 horas e 20 minutos.

Beira-Mar já havia sido condenado a 130 anos de prisão em outros processos, em quatro estados. O traficante foi levado de volta para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.

SUSPEITO EXPLICA DUPLO HOMICÍDIO

Por petróleo em sua propriedade, agricultor
mata duas pessoas no municípo de ApodiSemana passada, a Polícia prendeu os agricultores Manuel Cícero e Nerivaldo acusados de um duplo homicídio ocorrido na zona rural de Apodi.

Veja AQUI fotos e relatos da Polícia.

Foram executados Francisco Heloi Rodrigues de Sousa, o Chico de Zé do Leite, e Alisson Henrique da Silva. O crime aconteceu no Sítio do Góes.

Algo está muito errado nesta história. O principal acusado confessa o crime e conta os motivos. E esses motivos é que são de arrepiar.

Nerivaldo conta que é dono de uma propriedade que foi descoberto petróleo e umas figuraças de Apodi queriam comprar a terra à força e por um preço ‘amigo’.

Nerivaldo diz que se negou a vender, pois era a garantia do sustento da família no futuro e passou a receber ‘pressão’ dos ‘figuraças’.

Ele não abriu mão e passou a sofrer retaliações. Primeiro teve seu carro roubado. Depois as criações de cabras e ovelhas. Algumas foram mortas.

Nerivaldo conta que relatou o fato na Polícia Civil em Apodi, Mossoró e Natal. Foi do soldado ao poderoso delegado Maurílio Pinto de Medeiros.

Ninguém resolveu.

Quinta-feira da semana passada, depois que roubaram o boi de estimação, ele resolveu. Matou os dois que estavam lhe pressionando a mando dos ‘figuraças’

Nerivaldo conta na prisão esta história de manhã, de tarde, de noite, de madrugada (não dorme) ou a qualquer hora que algum promotor ou delegado quiser ouvir
fonte: blog. evanio araújo

domingo, 8 de novembro de 2009

Rede americana diz que apagão no Brasil foi causado por hackers

Programa '60 minutes' divulga informações colhidas em uma investigação.
Especialista acredita na possibilidade de ataque semelhante nos EUA.
Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, informou neste domingo (9) a rede de televisão americana CBS.

Informação veiculada por meio do programa "60 Minutes", da CBS, informa que o apagão de 2007 no Espírito Santo, que prejudicou mais de três milhões de pessoas, e a falta de energia elétrica de 2005, rgistrada no Rio de Janeiro, foram causados por hackers (invasores de sistemas).

Segundo o programa exibido pela rede norte-americana CBS, as informações foram colhidas em uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos (EUA).
Ataque semelhante nos EUA

O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao "60 Minutes" que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos. Segundo ele, caso um grupo de hackers consiga se inflitrar no sistema elétrico americano, "os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque".

Segundo a reportagem, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers em 2009. O programa indica que há suspeitas de que a Coreia do Norte possa ser um dos responsáveis. A Coreia do Sul e os EUA fecharam em maio um acordo de cooperação para combater ataques virtuais contra seus sistemas de defesa.

Jim Lewis, diretor do Center for Strategic and International Studies, disse ao "60 Minutes" que a segurança virtual dos Estados Unidos tem sido atacada, a partir de outros países, com frequência nos últimos anos - incluindo o comando das guerras no Afeganistão e no Iraque.
Fonte: G1

Pérolas da Nossa Língua


TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM APODI


Apodi - Por volta das 15:00hs em um bar no bairro Bacurau I a pessoa de nome ERIVAN DE PAIVA DIAS de 33 anos (residente no Sítio Ponta) sofreu vários golpes de faca peixeira do desoculpado DEDÉ GUINÉ.
Segundo informações colhidas no local a vítima Erivan estava bebendo no bar em frente ao campo de futebol no bairro "Bacurau I" quando o acusado conhecido como Dedé Guiné chegou por trás da vítima e desferiu varias cutiladas em suas costas, as pessoas que estavam no bar conseguiu impedir que o acusado continuasse, evitando, assim, uma coisa ainda pior. Também de acordo com pessoas no local os mesmos tinha um rixa antiga, e Dedé aproveitando a oportunidade cometeu o crime. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no hospital local e em seguida foi encaminhado para a cidade de Mossoró. O acusado conseguiu fugir em direção ao mato, e a policia militar esta fazendo buscas a procura do mesmo.
Fonte: Blog da 3ª companhia de policia

Em 'revival' de emoção dos anos 80, Fla bate Galo por 3 a 1 e pula para 3º

Petkovic faz gol olímpico, Maldonado marca o 1º com camisa rubro-negra, e Adriano decide. Atlético cai para 4º na tabela

Pode ter faltado a técnica mais refinada dos tempos de Zico e Reinaldo. Mas a partida deste domingo apresentou outros ingredientes de um revival dos anos 80 - com o adicional de um gol olímpico. Atlético-MG e Flamengo repetiram a forte tensão da bela rivalidade e, sobretudo, a emoção. E diante de um Mineirão lotado, mas não na totalidade dos 64.800 ingressos vendidos - pouco mais de 1.000 ficaram nas mãos dos cambistas -, a equipe rubro-negra, mais consistente e com os principais jogadores aparecendo nos momentos decisivos, obteve vitória importante na luta pelo título brasileiro e/ou vaga na Libertadores.

O triunfo por 3 a 1 - gols de Petkovic, Maldonado e Adriano, com Ricardinho marcando o do time mineiro -, conquistado com justiça, fez o time ultrapassar o Galo na tabela. Agora com 57 pontos, está em terceiro lugar. A equipe mineira, com a derrota, cai para a quarta posição, com 56, mas continua na briga. O resultado deixa os rubro-negros a dois pontos do líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo - que na quarta-feira empatou com o Grêmio, no Olímpico -, e a um do vice-líder, o Palmeiras, que foi derrotado neste domingo pelo Fluminense por 1 a 0, no Maracanã.

Em outro duelo, só que particular, Adriano levou a melhor sobre Diego Tardelli. Apesar de o atacante atleticano ter participado mais da partida, o rubro-negro apareceu na hora certa para decidir. O Flamengo vencia por 2 a 1 quando o Galo ainda buscava o empate. Mas aos 36 minutos do segundo tempo, a estrela do Imperador brilhou. Marcou o gol de cabeça que garantiu a vitória e o empate na tabela dos artilheiros do Brasileirão, ao lado justamente do jogador da equipe mineira.

Curiosamente, o placar deste domingo repetiu o do confronto das equipes no primeiro turno, no Maracanã. Na próxima rodada, o Flamengo joga novamente fora de casa. Domingo, terá pela frente o Náutico, no estádio dos Aflitos. O Galo sairá de Minas no sábado para encarar o Coritiba, no Couto Pereira.