segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dilma Rousseff sanciona lei que destina royalties para educação e saúde

A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje (9) a lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Pelo texto, a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social vai para saúde e para educação, até que se cumpra a meta de apliação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Pelo projeto, a expectativa é que, em até 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação e da saúde.
Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, disseram hoje como vão usar o dinheiro dos royalties do petróleo, procedente da lei sancionada hoje pela presidenta Dilma Rousseff. Padilha disse que a parte destinada à saúde deverá ser aplicada no Sistema Único de Saúde. Mercadante disse que, além de investir em melhorias na qualidade e na universalização da educação, o dinheiro deve o garantir salário dos professores.
Segundo Padilha, desde o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), nenhuma nova fonte de renda foi destinada à saúde. "Não é fácil para um país como o Brasil oferecer saúde, com qualidade e gratuita com o SUS, a 100% publico, em um país da nossa dimensão", disse e acrescentou que há "uma longa caminhada para mudança na saúde pública para oferecer saúde com qualidade. O dia de hoje é um passo decisivo".
Mercadante destacou o fato de o governo buscar 100% da destinação dos royalties para a educação, texto alterado na Câmara dos Deputados e mantido pelo Senado. "Os royalties são para preparar o Brasil para o pós-petróleo. Preparar o país para viver sem a riqueza, que é uma riqueza não renovável. Por isso, precisamos de uma base sólida, e essa base é a educação", disse. Segundo ele, o desafio não é só o financiamento, mas a qualidade e a universalização da educação.
Ele destaca a importância dos professores e o fato de que há municípios que não conseguem cumprir o piso salarial por falta de receita. "Tem que garantir o salário e a carreira para os professores. Aumentamos o piso em 64%, mas a receita não tem acompanhado. Por outro lado, o piso é apenas um pouco superior a dois salários mínimos". O piso do professor é R$ 1.567.
Os ministros ressaltaram também a importância da sociedade civil e das manifestações de junho e julho para a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional. A presidenta da União Nacional dos Estudantes, Vic Barros, disse que a ideia de destinar os recursos do pré-sal para a educação foi discutida pelos movimentos sociais desde a descoberta do petróleo. Após anos de luta pela aprovação, ela acha que "esta é uma das maiores conquistas da história da educação brasileira".

UFRN ocupa a 28ª posição no ranking de universidades do país

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 28ª melhor universidade do país, segundo ranking divulgado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (9). O Ranking Universitário da Folha mediu a qualidade das 192 universidades do país e dos cursos de graduação, analisando as áreas de pesquisa, ensino, internacionalização, inovação e inserção no mercado de trabalho.
Emanuel AmaralNo Nordeste, a federal do RN ficou com o 5º lugarNo Nordeste, a federal do RN ficou com o 5º lugar

A UFRN caiu sete posições em relação ao ranking do ano passado, quando havia ficado em 21º lugar. Em relação à região nordeste, a universidade ficou em quinto lugar, atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade federal da Paraíba (UFPB).

No ranking publicado em fevereiro pelo site Webometrics, a UFRN havia ficado na 31ª posição entre as 100 universidades da América Latina. A lista mostra as instituições de acordo com sua presença e impacto na web, além da visibilidade e qualidade do conteúdo publicado.


Fonte: Tribuna do Norte

Questões para o 1° Ano

1. (GV-02)  Resolva a equação log (x – 2) + log (x + 2) = 2


2. O valor de x que é solução da equação log 2 + log (x + 1) - log x = 1 é:



3. (GV-03) A equação log(x + 2) + log(x – 2) = 1:
A) tem duas raízes opostas.                                 D) tem uma única raiz maior que 7.
B) tem uma única raiz irracional.                          E) tem conjunto solução vazio.
C) tem uma única raiz menor que 3.


4. (GV-JUN-02) O valor de x que satisfaz a equação log(2x + 7) = log2x + log7 é um número: 

a)menor que 1/2      b) entre ½ e 1         c) entre 1 e 3/2         d) entre 3/2 e 2         e) maior que 2

5. Resolva as seguintes equações: