terça-feira, 17 de agosto de 2010

Rosalba está sendo investigada sobre uso de verba pública em campanha

Vitória do Povo entrou com ação acusando democrata de pagar assessoria de imprensa com valor da verba indenizatória do Senado Federal.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai investigar denúncia de que a candidata do DEM ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, usou a verba indenizatória do Senado Federal para o pagamento de despesas de campanha.
A Justiça Eleitoral foi acionada pelos advogados do candidato do PSB ao Governo do Estado, Iberê Ferreira, que acusam a parlamentar de ter usado verba no valor de R$ 15 mil/ mês para pagar as empresas de assessoria de imprensa que atuam na campanha da governadorável.
O desembargador Cláudio Santos determinou que as empresas apresentem as notas fiscais dos serviços prestados à senadora e solicitou ao diretor geral do Senado informações detalhadas sobre a prestação de contas da verba indenizatória de Rosalba.

[Ta pensando que é só no Brasil?] Estudantes dos EUA acham que Beethoven é cachorro.

Pesquisa mostra que atual geração não sabe que Alemanha já foi dividida em dois países

Os estudantes pensam que o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) é um cachorro; dálmata de filme infantil de 1992 tinha o nome do músico
A maioria dos americanos que está prestes a entrar na universidade só consegue escrever com letra de forma, acha que o e-mail é lento demais, que o compositor Beethoven é um cachorro e que o pintor Michelangelo é um vírus de computador. A conclusão é de um estudo divulgado nesta terça-feira (17) nos Estados Unidos.
Para os alunos secundaristas que se formam este ano, a Alemanha nunca foi dividida, os atletas profissionais sempre competiram nos Jogos Olímpicos, os "reality shows" sempre existiram na televisão e as companhias aéreas jamais permitiram fumar a bordo. Para eles, a Tchecoslováquia nunca existiu, segundo as respostas de uma pesquisa feita por acadêmicos da Universidade de Beloit.
Os estudantes também pensam que o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) é um cachorro. Essa geração cresceu assistindo o filme Beethoven, de 1992, que contava as estripulias de um cachorro dálmata batizado com o nome do músico.
A lista Mindset (modo de pensar) foi compilada pela primeira vez em 1998 a partir de perguntas feitas à geração que se formaria em 2002, pelo professor de Humanidades Tom McBride e o ex-diretor de relações públicas Ron Nief, da Universidade Beloit.
Criar a lista levou um ano, durante o qual Nief e McBride coletaram contribuições externas, estudaram minuciosamente jornais, trabalhos literários e a imprensa do ano de nascimento das pessoas que entraram na universidade em agosto ou setembro, início do ano letivo nos Estados Unidos.
O objetivo era lembrar às autoridades educacionais como as referências culturais se perdem rápido, mas acabou se tornando, rapidamente, uma popular lista anual que demonstra os conhecimentos de uma geração.
Geração de 1980 achava que só João Paulo 2º fora papa
Os nascidos em 1980 acham que só houve um papa, João Paulo 2º, que assumiu em 1978 e morreu em 2008.
Para os que chegaram ao mundo em 1981, a Iugoslávia nunca existiu. Eles não entendem por que se escreve com letra maiúscula o nome do sindicato Solidariedade, único independente na União Soviética e que conseguiu terminar pacificamente com o comunismo na Polônia, em 1989.
Os que nasceram em 1984 não tinham ideia de que algo como o apartheid existiu na África do Sul. Enquanto para os que hoje têm 29 anos, Mike Tyson foi "sempre um delinquente", os que são cinco anos mais velhos consideraram o boxeador "sempre um competidor", segundo Nief.

- Há dois anos, havia alguns estudantes que [disseram] que aprenderam datilografia em uma máquina de escrever, enquanto agora há alguns de 30 anos que não sabem que a IBM foi fabricante de máquinas de escrever.

Pesquisa mostra que Dilma venceria no primeiro turno; petista tem 45% dos votos

No levantamento, candidata do PT aparece com 45 %, contra 29% de José Serra.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou para 16 pontos a vantagem em relação a José Serra (PSDB), segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira (17). Dilma tem 45% das intenções de voto, Serra caiu e aparece com 29%. Marina Silva (PV) se manteve com 8% da preferência do eleitorado.
Levando em conta apenas os votos válidos - quando os brancos e nulos são desconsiderados - a pesquisa aponta para uma vitória de Dilma no primeiro turno.
A sondagem aponta que 12% dos eleitores estão indecisos, 5% votariam em branco ou anulariam o voto. Os outros candidatos não foram citados ou não pontuaram.
Sondagem divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Ibope mostrava uma vantagem de 11 pontos da petista. Dilma apareceu com 43%, Serra com 32% e Marina com 8%. Levando em conta apenas os votos válidos, Dilma venceria no primeiro turno, segundo a pesquisa divulgada ontem.
A pesquisa mais recente do Vox Populi, divulgada no dia 23 de julho, Dilma aparecia com 41% e o tucano com 33% Marina também tinha 8% na pesquisa divulgada no mês passado.
A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Bandeirantes e pelo portal iG e tem margem de erro de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Do dia 7 ao dia 10 de agosto foram entrevistados 3.000 eleitores e a margem de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22956/2010 no dia 7 de agosto.

Uso de paracetamol dobra o risco de asma em adolescentes, diz estudo

Tomar o remédio mensalmente pode causar ainda manchas na pele

Um estudo do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia afirma que adolescentes que tomam paracetamol (remédio indicado para alivio de febre e dor) pelo menos uma vez por mês tem o dobro de risco de desenvolver asma. Já os jovens que usam o analgésico pelo menos uma vez ao ano, o risco aumenta em 50% comparado com aqueles que não tomam, segundo o estudo.
O estudo complementa que há evidências que ligam o uso do analgésico e asma, após pesquisa com adultos e crianças que sugeriram que o uso aumentou o risco de desenvolver a doença crônica.
Os cientistas acreditam que o medicamento pode causar mudanças no corpo que deixam crianças mais vulneráveis às inflamações e alergias.
A pesquisa liderada pelo médico Richard Beasley, do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia, entrevistou 300 mil adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos, em 50 países. Pela análise, foi descoberto que a maioria dos jovens já tinha tomado o remédio pelo menos uma vez ao mês, seguido de jovens que tomavam ao menos uma vez ao ano, e, em menor número, alguns que nunca haviam tomado paracetamol.
Para os jovens que tomam uma vez ao ano, o risco de ter um eczema (irritação da pele) chegou a ser 43% maior do que entre aqueles que não usam a medicação. Já os jovens que tomam o remédio mensalmente apresentaram mais que o dobro de chance de sofrer de rash (manchas semelhantes à urticária) na pele.