segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Governadora Wilma de Faria lança em março ampliação do SAMU para todas as regiões do Estado

A governadora Wilma de Faria lança em março a ampliação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para todas as regiões e municípios do Estado. O Governo do Estado já garantiu recursos para a aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, que serão operadas por equipe capacitada e preparada para prestar socorro em urgências médicas e fazer a remoção para o hospital mais próximo em aproximadamente 20 minutos.

O sistema do SAMU será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado.

Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.

Também serão implantadas centrais de regulação e de apoio ao serviço do SAMU em pontos estratégicos de cada região do Estado. O Governo fará ainda melhorias na rede física de atendimento e suporte às urgências em hospitais regionais e em outras unidades que estarão integradas.

O helicóptero do Estado será disponibilizado para dar apoio na remoção de urgências que exijam locomoções mais rápidas e quando o acesso por terra for de grande dificuldade.

Com a implantação total dos serviços do SAMU em todo o Estado, previsto para o segundo semestre deste ano, qualquer chamado para atendimento de urgência para o telefone 192 será respondido, com a chegada da ambulância e da equipe, em até 20 minutos. Isso estará valendo para qualquer localidade do Rio Grande do Norte.

O plano de logística do SAMU do Estado foi desenvolvido e será implantado por especialistas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O padrão de 20 minutos entre a chamada e o atendimento é considerado ideal e será garantido por uma distribuição estratégica das viaturas em pontos tecnicamente selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!