segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Caern regulariza abastecimento de água na cidade de Apodi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) regulariza o abastecimento de água na cidade de Apodi, antes do carnaval, como havia prometido. A Caern, em uma operação conjunta com a prefeitura do município e a Cosern, conseguiu colocar em funcionamento em tempo recorde o poço para garantir o abastecimento de água em uma das maiores festas carnavalescas do Estado, sem prejuízo para os visitantes e apodienses. Já está em operação desde o último sábado (6), o poço localizado na propriedade rural de Gilberto Veríssimo que garante a regularização do abastecimento na cidade.

O poço, localizado em terreno particular, fica próximo aos demais poços da Caern. A Companhia fez a limpeza do local com a ajuda da prefeitura e providenciou a energia elétrica para colocá-lo em funcionamento. "Esta foi a solução encontrada para resolver emergencialmente o abastecimento da cidade", explica o gerente da Regional de Mossoró, José Ronaldo.

Um novo poço, que integrará a captação da Caern na cidade, está sendo perfurado e terá capacidade para produzir 90 mil litros de água por hora. O novo poço deve entrar em operação em 30 dias. José Ronaldo informa que a Companhia vai iniciar a perfuração do outro poço, que terá a mesma vazão e ficará de reserva com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população de Apodi. Quando o novo poço da Caern estiver pronto, o poço na propriedade rural de Gilberto Veríssimo será devolvido.

Há 15 dias, um dos três poços do sistema de abastecimento de água de Apodi teve rompimento do filtro e do pré-filtro, sendo necessária a sua desativação. O poço desativado é responsável pelo abastecimento de 30% da população. Logo que tomou conhecimento do problema, a governadora Wilma de Faria determinou ao diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, que encontrasse uma solução definitiva para evitar um colapso no abastecimento de água do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!