sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dilma diz que gostaria de palanque com Ciro

ma fez elogios ao deputado Ciro Gomes, mas ele reafirmou seu desejo de disputar a presidência este ano

A ministra Dilma Roussef (Casa Civil), provável candidata petista à Presidência, afirmou "admirar" Ciro Gomes (PSB) e que gostaria de dividir o palanque com ele este ano. Porém, disse que respeitará a decisão dele sobre a candidatura.

A petista não quis comentar a última pesquisa CNT/Sensus, divulgada na segunda-feira, em que se aproxima mais do governador José Serra (PSDB) nas intenções de voto com a presença de Ciro na disputa.

"Eu tenho uma relação muito forte com o deputado Ciro Gomes. Eu convivi com ele diariamente durante o primeiro governo Lula. Tenho admiração por ele. Acho ele uma pessoa leal, correta, inteligente, capaz, uma pessoa de opinião. Gostaria de estar sempre em palanque com ele. Mas não é uma decisão minha, é dele. E eu tenho que respeitar a decisão", disse, após a inauguração de um gasoduto da Petrobras, no Rio. A pesquisa é o novo argumento de Ciro para disputar a Presidência, uma vez que indica sua ajuda em forçar o segundo turno entre Serra e Dilma.

O presidente Lula tenta convencer o deputado a disputar o governo paulista. Para ele, a presença de apenas um candidato governista acentuaria o caráter "plebiscitário" que quer colar na eleição. Lula, que estava no mesmo evento que Dilma, não falou com a imprensa.

A pesquisa CNT/Sensus avalia dois cenários. Com Ciro, Dilma subiu de 21,7% para 27,8%, e Serra obtém 33,2%. Sem o candidato do PSB, a petista tem 28,5% das intenções de votos, mas Serra alcança 40,7%.

Apoiadores de Ciro avaliam que, sem ele, há o risco da vitória tucana no primeiro turno.

Dilma evitou analisar os dados. Afirmou que o desejo de dividir o palanque com Ciro se tratava apenas de "uma avaliação hipotética". "Não sou nem pré-candidata. E não é por um motivo simplesmente legal e jurídico. É também por motivo político. Ninguém é candidato de si mesmo. Não tenho nenhum processo que me legitime como candidata. Se for indicada no Congresso do PT, aí não serei candidata, serei pré."

O deputado Ciro Gomes afirmou ontem que mantém sua disposição de concorrer ao cargo mesmo com os apelos para que ele se junte a a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"No segundo turno é uma possibilidade muito real, mais do que real, certa. A ministra Dilma tem todas as qualidades, me honra com essa lembrança", disse. No entanto, o deputado afirmou que nada fará com que ele abra mão de sua candidatura em favor d a ministra.

Promessa

"No segundo turno é uma possibilidade muito real, mais do que real, certa, o meu apoio à ministra"
Ciro gomes
Deputado federal (PSB-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!