quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasileiros serão vacinados contra gripe A

O Ministério da Saúde anunciou em Brasília (DF), nesta quinta-feira (25), durante a primeira reunião preparatória com os Coordenadores Estaduais em Imunizações, a inclusão de adultos entre 30 e 39 anos na campanha nacional de imunização contra a influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína. A campanha, que inicialmente estava dividida em quatro etapas, terá agora mais uma para contemplar o novo grupo, que deverá ser imunizado entre os dias 10 e 21 de maio.


A campanha de imunização, que começa em 8 de março para indígenas e profissionais de saúde, contou com a compra de 83 milhões de doses, a um custo de R$ 1 bilhão.

Crianças de seis meses a dois anos de idade, adultos de 20 a 39 anos, trabalhadores da área de saúde, população indígena, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas terão atendimento prioritário na campanha de vacinação.

A imunização das crianças ocorrerá em duas etapas. Os bebês receberão meia dose do medicamento e, 21 dias após a primeira aplicação, será ministrada a segunda metade da dose.

Adultos de 20 a 29 anos serão vacinados na terceira fase, que começa dia 5 de abril e termina dia 23. O ministro da Saúde José Gomes Temporão informou que maiores de 60 anos receberão duas doses de imunização: uma contra a gripe comum e outra contra a gripe A.

O ministério pretende vacinar cerca de 81 milhões de pessoas contra a gripe. Do total de 83 milhões de doses da vacina, 33 milhões foram compradas do Instituto Butantan e pelo menos 600 mil vacinas serão entregues ainda esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!