terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pesquisa qualitativa acaba com a auto-estima de qualquer político

Nesta fase de pré-campanha, a modalidade de pesquisa mais importante é a qualitativa. É nela que o eleitor comum, em várias faixas sociais, por meio de grupos de entrevistados, revela o que pensa dos políticos-candidatos. E o resultado, muitas vezes, ganha requintes de crueldade. Mas serve para o político mudar alguns aspectos negativos que podem lhe tirar votos ou comprometer a eleição.

Eu tive acesso aos dados de uma recente pesquisa qualitativa realizada em todo o Estado. E vou compartilhar algumas informações com vocês hoje. Todos os políticos daqui têm algo a preocupar. Vejamos:

O presidente Lula é amado pelos potiguares e terá forte influência na eleição por aqui.

A governadora Wilma de Farias tem sérios problemas na avaliação do seu governo em áreas como a saúde e a segurança. O segundo mandato dela é mal avaliado.

José Agripino Maia é visto como anti-Lula. Portanto, terá problemas. Muitas pessoas não aceitam a posição radical de Agripino contra Lula. Os que aceitam são os que já são anti-Lula e representam a minoria do eleitorado, em torno de 25%.

Agripino deve ter tomado conhecimento disso, pois já começou a aliviar com o governo Lula. Numa entrevista recente a um jornal local o senador do DEM disse que o "o governo Lula teve poucos avanços". Veja que Agripino admite "avanços no governo Lula".

As pessoas gostam de Garibaldi Alves Filho, do jeito dele, mas, acham que o senador do PMDB é um político cansado. Alguns, na pesquisa qualitativa, o consideram ultrapassado.

Hoje não dá para dizer qual dos três líderes - Wilma, Agripino e Garibaldi - vai ganhar uma vaga no Senado. É briga de foice no escuro.

Para o governo, com a entrada de Carlos Eduardo Alves, o jogo endurece e sinaliza o segundo turno.

Rosalba Ciarlini, que vinha nadando de braçada em Natal, deve estancar. O eleitor de Natal reconhece Carlos Eduardo como um bom prefeito. Além do mais, a administração de Micarla de Sousa é muito mal avaliada e isso beneficia o antecessor Carlos Eduardo.

Rosalba, além de passar a ter esse problema (Carlos Eduardo na disputa e a má administração de Micarla) em Natal, tem também a administração de Fafá Rosado muito mal avaliada em Mossoró. Deve ser por isso que intensificam-se notícias de afastamento das duas.

Há quem veja Carlos Eduardo Alves como um político de difícil relacionamento.

Iberê Ferreira de Sousa é pouco conhecido como uma personalidade política forte no estado. O papel dele como político não tem tido destaque. A pesquisa qualitativa o apresenta como um candidato inodoro, sem cor, sem cheiro. É candidato porque Wilma lançou. E só.

A pergunta que fica é: Iberê nos próximos 90 dias fará um governo que revolucione o RN e mostre que ele é o cara que o povo quer?

O que você acha? Vamos assistir uma revolução administrativa que mude a cara do Rio Grande do Norte em três meses?

O tempo dirá.

Fonte:
Blog do Diógenes - diogenes@blogdodiogenes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!