quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Correios recebe inscrições para concurso de redação

Estão abertas até 12 de março as inscrições para o 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. Podem participar estudantes de 9 a 15 anos da rede pública e privada de ensino. As inscrições devem ser feitas pelas escolas após seleção interna — cada escola pode inscrever no máximo duas redações.


O tema do concurso este ano é “Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela”. A redação precisa ser redigida de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura), com mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.

As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; ideias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um netbook. Já o segundo e o terceiro colocados receberão um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual irá concorrer à fase nacional, realizada em Brasília. O vencedor da fase nacional ganhará um notebook com wireless, troféu e certificado, e irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2009, o concurso contou com a participação de quase 5 mil estudantes brasileiros. A vencedora da fase nacional foi a estudante Alanis Todeschini Marca, da Escola Internacional Everest, de Curitiba (PR).

O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet: http://www.correios.com.br/, em Institucional / Conheça os Correios / Ações Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!