terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Governadora viaja à Brasília para discutir implantação da Ufersa e estadualização do Samu

A governadora Wilma de Faria viaja na madrugada desta quarta-feira (24) à Brasília onde será recebida, em audiência, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão. Durante o encontro, a governadora tentará acelerar o pedido de implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, junto ao ministro Fernando Haddad, e tratará da estadualização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A primeira reunião ocorrerá às 10h, na Esplanada dos Ministérios. A Ufersa de Pau dos Ferros é sonho acalentado pelos pauferrenses, desde quando a governadora solicitou a implantação de um Campus avançado para a região, que poderá atender à demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada em Mossoró.

Às 12h, a governadora tem audiência com o ministro da Saúde. A intenção é agilizar o lançamento da ampliação do Samu ainda para março em todas as regiões e municípios do Estado. O Governo já garantiu recursos para aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, operadas por equipe capacitada e preparada a prestar socorro em urgências médicas e à remoção ao hospital mais próximo em cerca de 20 minutos – tempo padrão onde o serviço foi implantado.

O sistema estadualizado do Samu será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado, para implantação no segundo semestre deste ano. Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!