sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lula afirma que não vai aos Estados com palanque duplo


Nos Estados onde os partidos da base aliada do governo federal tenham mais de um candidato ao Executivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da campanha. O anúncio foi feito pelo próprio presidente ontem, quando cumpria agenda em Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, candidata do PT, não terá “palanque duplo” . As declarações do presidente trazem um reflexo direto no Rio Grande do Norte, onde há dois candidatos da base do governo. O vice-governador Iberê Ferreira disputará pelo PSB e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo tentará pelo PDT chegar ao Executivo.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomenda que os aliados evitem conflitos nos Estados“Se em algum Estado não houver possibilidade de construir uma aliança política, o que vai acontecer é que o presidente da República não participará da campanha naquele Estado”, disse Lula. “Não acredito muito na história de dois palanques, não é possível que uma pessoa possa vir a um Estado e fazer um palanque aqui e outro ali”.

O presidente citou os casos de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco como exemplos de locais onde as negociações entre os partidos estão “difíceis”. “Primeiro vamos resolver a questão nacional, depois as regionais”, afirmou. Em recente entrevista à imprensa nacional o presidente havia manifestado preocupação com a divisão da base aliada em Estados como Minas, onde o PT e o PMDB até agora não conseguiram selar uma aliança. “Imaginar que Dilma possa subir em dois palanques é impossível”, comentou. “O que vai acontecer é que em alguns Estados ela não vai poder ir”, frisou.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato a governador pelo PDT, disse que respeita o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas lembrou que a situação do Rio Grande do Norte é diferente. Ele observou que o outro candidato da base do presidente Lula no Estado potiguar, o vice-governador Iberê Ferreira, terá como candidato a presidente da República o deputado Ciro Gomes.

“A situação do Rio Grande do Norte não é igual a de outros Estados porque o nosso partido já fechou com a candidatura de Dilma Roussef; o outro candidato da base (Iberê Ferreira) apoiará naturalmente o candidato do partido dele, que é Ciro Gomes. Nossa candidatura está mais encaixada dentro da campanha política nacional do PT”, disse Carlos Eduardo. Embora com essa ponderação, ele ressaltou a posição de respeito com a postura do presidente Lula. “Gostaríamos e queremos o presidente Lula no nosso palanque, mas também temos que respeitar o comportamento que ele adotará”, completou. A reportagem procurou entrar em contato com o vice-governador Iberê Ferreira, mas ele estava em uma solenidade e não pode atender ao celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!