terça-feira, 29 de setembro de 2009

Número de mortos por tsunami causado por terremoto passa de 100 na Oceania

Há mortos e feridos em Samoa Americana e em Samoa.
Ondas gigantes seguiram-se a abalo de magnitude 8.
Do G1, com agências internacionais
Tamanho da letra
A- A+ O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mais de 100 mortos no território americano de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais.
Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas.
O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.
O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA.
O epicentro localizou-se no mar, a 195 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.
Embora ainda seja usada, a escala Richter, ou escala de magnitude sísmica, tem sido substituída pela escala de magnitude de momento. As medições em ambas as escalas costumam ser bastante semelhantes, apesar de calculadas por fórmulas diferentes.
O tremor gerou um alerta de tsunami do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, levantado horas depois.
Depois de várias réplicas menores, um novo forte tremor, de magnitude 5,9, foi registrado às 12h25 locais de quarta-feira (20h45 de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!