sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Candidatos contestam resultados e ameaçam concursos públicos

Fabiano Souza


Candidatos que não obtiveram êxito no concurso público do município de Tabuleiro Grande, certame já homologado pela prefeita Maria Mirian, entraram com ação na Justiça para solicitar a anulação das provas. Os concorrentes apontam irregularidades no concurso e pedem a intervenção do Poder Judiciário.

No município de São Miguel, no Alto Oeste, acorre situação semelhante. Em ambos os casos, os candidatos suspeitam de fraude na aplicação dos testes, que teriam sido realizados apenas para adequar a situação de servidores nomeados pelos gestores municipais.

Como havia sido antecipado pelo CORREIO DA TARDE em outras edições, a realização de concursos públicos pelas prefeituras de alguns municípios da região Oeste tem se transformado em grandes problemas. A falta de clareza na elaboração dos editais e principalmente a falta de credibilidade de algumas empresas têm provocado diversos pedidos de anulação.

Somente neste ano de 2009 já foram anunciadas, ou se encontram em tramitação na Justiça, pedidos de anulação de concursos nos municípios de Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Baraúna.

Os resultados de algumas seleções estariam inclusive homologados, mas candidatos prejudicados tentam na Justiça a anulação.

Um exemplo do desrespeito a quem participa de concursos públicos municipais pode ser visto no certame de Baraúna, que contou com mais de 5.500 inscrições. Logo no dia da prova, a confusão se instalou e muita gente deixou de fazer os testes. Uma nova data foi marcada para quem perdeu a prova e mesmo assim o prefeito de Baraúna decidiu anular a seleção.

Nos casos de, Gov. Dix-sept, Baraúna e Caraúbas os aprovados entraram com pedidos para assegurar o direito à vaga obtida, enquanto outros entram na justiça a anulação total dos processos.
Em Baraúna, a anulação do concurso acabou fazendo com que fosse criado um blog e uma associação para dar suporte aos candidatos que se sentem injustiçados.

Em todos os casos, os aprovados querem saber quem vai arcar com as despesas que eles tiveram para participar do concurso e os prejuízos causados pela anulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!