sábado, 5 de dezembro de 2009

Aquecimento global é o principal tema दा primeira prova do Enem, dizem alunos

Candidatos afirmam que questões foram fáceis, apesar dos enunciados longos
A primeira prova do Enem, que foi aplicada neste sábado (5), teve questões de conhecimentos gerais, principalmente sobre o aquecimento global. Os candidatos que saíram no tempo mínimo, 2 horas depois do ínicio, disseram que a prova foi trabalhosa devido aos enunciados longos.

As provas aplicadas foram as de ciências da natureza (biologia, química e física) e ciências humanas (geografia e história), com 45 questões de múltipla escolha cada. Já na segunda parte, neste domingo (5), os candidatos terão de resolver a 90 testes de matemática e língua portuguesa, além de redação.

O gabarito oficial do Enem será divulgado no domingo, após às 20h, mas o R7 vai trazer a correção da primeira prova já neste sábado (5).

Segundo Luis Guilherme Pessoa, as perguntas pediam análise das conseqüências do efeito estufa na vida das pessoas, como o problema poderia ser evitado, além de projeções para o futuro do planeta. Pessoa, que fez o exame para tentar uma vaga na UFABC (Universidade Federal do ABC) – a universidade substituiu o vestibular pelo Enem –, as questões do aquecimento global eram fáceis de serem resolvidas.

- Eles pediam coisas que a gente vê na tevê, era bem simples de responder. Não exigia muito conhecimento, mas, sim, atenção e leitura. A pessoa tinha que saber interpretar os textos.

Marina Dalacosta, que tenta uma vaga na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), reclamou dos enunciados longos em toda a prova. Para ela, o exame que vazou em outubro, baseada em recursos hídricos, estava mais simples do que o deste sábado.

- Em casa, resolvi a primeira prova [que vazou] com mais facilidade e com mais rapidez. Aqui, demorei mais, as questões eram muito longas.

Roberto Costa, que fez o Enem pela primeira vez neste sábado, disse não ter tido dificuldades para resolver as perguntas sobre aquecimento global e fontes de energia renovável.

- Essa prova estava fácil, as questões dos temas atuais eram simples. O problema é que estava muito longa. Ficou cansativo para resolvê-la. Achei que algumas perguntas, principalmente as maiores, estavam ambíguas. Fiquei em dúvida para achar a alternativa correta em muitos momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!