quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ser Professor

Amanhã se comemora o Dia do Professor, profissional que durante séculos tem sido responsável pelo engrandecimento de qualquer nação.
Embora não seja visto dessa forma pelos que governam.
Que se pode dizer do professor? Que ele é mal remunerado? Que ele já foi respeitado? Que ele leva o país na raça e no desejo de ver o mundo melhor e no entanto não lhe dão crédito? Que ele sofre por não ter o apoio necessário? Que ele vive para a escola ao levar trabalho para casa? Que adoece de ser professor? Que, embora se sacrifique na escola lhe dizem que não faz nada? Que é preguiçoso? Baderneiro?
Se tudo isso se diz do professor, também se fala que ele é dedicado, que chora e sofre junto com seus alunos, que briga por uma escola melhor, que encanta e desencanta, que quer cidadãos conscientes de seu futuro, que é amigo, que é todos os profissionais juntos, que ama o que faz, que traça caminhos, que sabe conduzir.
Comparado a outras profissões, o professor é o mestre de todas as outras, porque todos os profissionais são orientados pelo professor.
Talvez de todos os profissionais da escola, o professor seja o mais importante, porque sem o diretor ou sem o supervisor, ou sem a merendeira ou ASG a escola funciona; mas sem o professor, não. Na ausência de qualquer outro profissional da educação, o professor o substitui, vai ser diretor, vai fazer merenda para os alunos, vai limpar a escola ,vai ser pai, vai ser mãe, vai ser tudo.
Não sei por que tanta discriminação e tanto desprezo por uma profissão tão nobre. Ensinar não é para todo mundo. É para quem carrega no sangue um desejo de ver algo melhor, de transformar o mundo.
Ser professor é ser gente. É ser todas as coisas e ser uma só. É estar em todos os lugares e povoar a cabecinha dos nossos alunos. É deixar uma marca indelével no coração dos estudantes.
Todo mundo tem um professor inesquecível, não tem?

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!