quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cursinho de SP diz ter recebido proposta de venda da prova do Enem 2009

Vazamento do exame fez MEC cancelar prova.
PF indiciou cinco suspeitos pelo crime.




O cursinho pré-vestibular paulista CPV diz ter recebido uma oferta de venda de uma cópia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 uma semana antes da aplicação do exame.

Pessoas que tiveram acesso à prova tentaram vendê-la a veículos de imprensa. A notícia foi divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” e o Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender, na quinta-feira (1º), a realização do exame, marcada para os dias 3 e 4 deste mês. As novas datas foram marcadas para o dias 5 e 6 de dezembro.
Segundo o diretor de comunicação do curso, Alexandre Chumer, um homem, que não se identificou, telefonou duas vezes para a editora de material didático do curso no dia 28 de setembro. Na primeira ligação, a pessoa disse que tinha uma cópia da prova e queria vender por R$ 200 mil. O telefonema foi atendido por um funcionário do departamento comercial do curso que disse não ter interesse na compra, segundo Chumer. Depois, o mesmo homem telefonou novamente e baixou o preço da oferta para R$ 50 mil.

“No início, achamos que era brincadeira”, comentou o diretor, que disse só ter pensado na possibilidade de a proposta ser verdadeira depois que viu a notícia sobre o vazamento da prova veiculada na imprensa. Segundo ele, o curso não comunicou o fato à polícia por achar que não era verdadeiro e também porque a ligação foi feita para um telefone que não tem identificador de chamada, mas disse que está à disposição caso a Polícia Federal precise fazer qualquer investigação.

O curso informou ainda que apenas cerca de 20 dos seus 600 alunos vão fazer o Enem e que não concorda nem teria interesse em comprar a prova. “Temos 50 anos de história, não faríamos isso”. A maior parte dos estudantes do CPV se prepara para vestibulares de instituições que não aceitam o exame em seu processo seletivo.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!