Ciências Biológicas será o primeiro curso de educação à distância a ser oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A autorização para a implantação do curso foi comunicada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), à Coordenação da UAB/Ufersa no dia 26 de janeiro.
A primeira turma constará de 49 vagas, já validadas pelas Secretarias de Educação do Estado e dos municípios que integram a região do Semi-árido. Segundo a professora Karla Demoly, coordenadora da UAB/Ufersa, as vagas foram disponibilizadas pela Plataforma Freire do Mec - voltada exclusivamente para melhorar a qualificação dos professores que atuam na rede pública de ensino, proporcionando aos docentes a oportunidade de ingressar em um curso de licenciatura superior. As vagas foram preenchidas a partir da inscrição no site da Plataforma Freire.
A coordenadora disse ainda que as aulas terão início no dia 6 de março e que o período de matrículas será divulgado em breve no site da Ufersa (www.ufersa.edu.br), e através do e-mail dos alunos/professores. Os cursos à distância contam com ponto de apoio presencial e com aulas e orientações em ambiente interativo através do Moodle, que pode ser acessado pelo endereço http://moodle.ufersa.edu.br.
Durante todo o mês de fevereiro, a coordenação da UAB/Ufersa vai finalizar com os professores o material pedagógico que será utilizado no curso como caderno impresso e CD.
Nessa modalidade educacional, a interação entre professores, estudantes e tutores presenciais e à distância ocorre com a utilização de meios e Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs.
LICENCIATURA MATEMÁTICA - A coordenadora da Uab/Ufersa, professora Karla Demoly, afirmou ainda que paralelo ao curso de Ciências Biológicas, a Ufersa estará iniciando também agora em março as atividades de ensino com 27 professores inscritos e validados na Plataforma Freire no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade Ensino à Distância (EAD).
O ingresso da universidade no Sistema Universidade Aberta do Brasil permite a composição do Núcleo de Educação à Distância, núcleo este que contará com infraestrutura material, equipamentos e ainda com profissionais em equipe multidisciplinar de apoio às atividades docentes. A composição do Núcleo Ead é construída com recursos do Ministério da Educação - Mec/Uab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ai meu!