sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Universidade tenta apagar vídeo sobre aluna com roupa curta

Estudante foi hostilizada por ter ido à universidade com roupa curta.
Instituição abriu sindicância e tenta remover vídeos do YouTube.

A Uniban pediu ao site YouTube a remoção de todos as imagens com o incidente envolvendo uma aluna que foi ao campus de São Bernardo do Campo, no ABC, usando pouca roupa. A confusão, no dia 22, foi filmada e postada no site. Os vídeos mostram a jovem sendo hostilizada e tendo de deixar a faculdade com escolta da PM.
Segundo a Uniban, uma equipe de quatro funcionários trabalha para rastrear os vídeos do YouTube desde quarta-feira (28). Assim que os arquivos são localizados, diz a universidade, os funcionários entram em uma área do próprio site e pedem sua despublicação.
Ainda de acordo com a assessoria da Uniban, o trabalho tem surtido efeito, mas ainda não é possível saber quantos videos foram retirados do ar. Como as cenas foram registradas em vários aparelhos celulares, é impossível controlar a publicação. Além disso, o trabalho dos técnicos está focado no Youtube, mas nada impede que as mesmas imagens sejam transferidas para outros sites.
A instituição informou nesta quinta-feira (29) que determinou a instauração de uma sindicância interna para apurar o incidente no dia seguinte à confusão. "Alunos, professores, seguranças e também a aluna estão sendo ouvidos individualmente pela universidade, que pretende aplicar medidas disciplinares aos causadores do tumulto, conforme o seu regimento interno, respeitando-se o contraditório e a ampla defesa", afirma o documento.
A Uniban disse que a posição "é de total repúdio a qualquer manifestação de preconceito de gênero e qualquer forma de difamação ou violência".
"Cumpre esclarecer que algumas matérias veiculadas estão equivocadas quando se refere ao crime de tentativa de estupro, uma vez que não houve qualquer contato físico nem perseguição à aluna. O que houve foram manifestações verbais de caráter ofensivo", conclui a nota.
As imagens foram postadas no site no dia seguinte à confusão. Nesta manhã, um dos vídeos contabilizava quase 20 mil acessos. À tarde ele não estava mais disponível.
A assessoria do Google no Brasil explicou que alguns vídeos são retirados do YouTube caso apresentem conteúdo impróprio e criminoso. Para identificar esses vídeos, conta com denúncias feitas pelos usuários na própria página. Não é possível saber, no entanto, se o Google retirou o vídeo da aluna do ar ou se o próprio usuário que o postou decidiu removê-lo.

Xingamentos
Anderson Araújo de Oliveira, colega de classe da jovem, disse ao G1 que quando chegou à aula, um pouco atrasado, encontrou vários alunos aglomerados na porta de sua classe, tirando fotos e gravando vídeos com o celular. Ao entrar na sala, disse que queria ligar para a Polícia Militar. Ele então ofereceu seu celular.
Os vídeos colocados na internet mostram a confusão criada quando a Polícia Militar foi chamada para conter os rapazes e moças que xingavam a estudante. As imagens, feitas de telefones celulares, mostram quando a jovem deixou a Uniban vestindo um jaleco branco, acompanhada dos policiais sob gritos, assobios e xingamentos.
De acordo com Oliveira, a estudante estava com um vestido “muito curto, rosa, bem curto”. Segundo o estudante, a universidade não procurou os alunos coletivamente para comentar o caso ou fez alguma punição. O G1 não localizou a estudante.
A PM do ABC confirma que recebeu o chamado às 21h33 para uma ocorrência de “confusão”. Segundo o porta-voz da corporação, Emerson Massera, a situação foi resolvida no local. “Ela teria ido à faculdade com trajes inapropriados e os alunos começaram a fazer provocações e a xingá-la”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!