segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Veja como se dar bem nos estudos para concurso

Criar rotina de leitura e conhecer características das provas são fatores essenciais para ter sucesso
1) Defina um foco

Em que área você gostaria de trabalhar: jurídica, fiscal, bancária? Quer tentar entrar na carreira militar, ser policial ou trabalhar no legislativo? Cada carreira exige uma preparação específica. Fica mais fácil estudar para uma área só, porque as matérias e os testes cobrados são muito parecidos.
2) Planeje seu tempo
Defina quantas horas você vai estudar por dia. Esse é o primeiro passo. Uma sugestão dada por especialistas é estudar duas horas antes da divulgação do edital e, depois, se dedicar de três a seis horas.
3) Converse com a família
Explique a eles sobre a sua nova rotina, peça ajuda se houver alguém que já foi aprovado em concurso. Seus parentes podem ter surpresas ou dicas que você não imagina. Converse com os pais e irmãos para que não o interrompam quando estiver estudando.
4) Conheça as características das provas
Você precisa saber qual o perfil do exame que pretende prestar. Isso é básico para quem quer fazer concurso. Cada empresa realizadora de processo seletivo segue uma linha de provas.
A Fundação Carlos Chagas, por exemplo, costuma usar textos grandes e exige boas doses de interpretação. A Cespe/UnB tem perfil parecido, mas cobra mais conteúdo.
Já a Esaf (Escola de Administração Fazendária), que tradicionalmente faz concursos para ministérios, secretarias de Estado e outros órgãos estatais, tem provas com muitas definições e conceitos – do tipo que exige decoreba.
5) Faça provas anteriores e simulados
Muitos simulados de concursos estão disponíveis gratuitamente na internet. Mas cuidado: não dá para ficar só procurando este tipo de teste para estudar. Questões sobre legislação, por exemplo, estão sempre mudando.
Um bom exemplo de site que oferece testes é o do PCI Concursos. Para quem está tentando vaga na área jurídica, o Concursos Jurídicos tem uma área de provas anteriores que vale a pena consultar.
6) O mínimo a se fazer é estudar disciplinas básicas
A maioria absoluta dos concursos vai cobrar cinco disciplinas: língua portuguesa, interpretação de texto, informática, atualidades e raciocínio matemático. Ter estes conteúdos na ponta da língua já é meio caminho andado para o sucesso na prova.
7) Entenda a lógica dos programas de computador
Para estudar informática, não adianta saber usar o Windows ou o Word. É preciso entender a lógica do funcionamento de softwares e da internet e saber explicar os caminhos que você faz para configurar alguma preferência na web, por exemplo.
É fundamental ter conhecimento amplo da internet e do funcionamento de redes sociais, como Twitter e Facebook. Dependendo do concurso que você está prestando, também pode ser exigido conhecimento de programas de edição de vídeo, áudio e fotos, como o Adobe Photoshop.
8) Reveze os assuntos estudados na semana
Não repita os assuntos que você está estudando na semana. Faça anotações, prepare textos em tópicos e resolva o máximo de exercícios que puder. Escolha duas matérias por dia para estudar.
9) Não fique sem tirar dúvidas
Há fóruns na internet muito visitados pelos “concurseiros”. Lá, eles trocam dicas de provas e impressões sobre o exame. Um dos mais conhecidos é o Super Concurseiros. É possível, em outros, conversar também com professores e ler as principais dúvidas sobre as provas.
10) Descanso é importante
Não adianta ter problemas de saúde e estafa de tanto estudar para o concurso. Estresse e ansiedade só prejudicam o candidato. Lembre-se: você está se preparando um pouquinho por dia para fazer bonito em uma prova de poucas horas, então o conhecimento deve ser construído – ele não vai surgir da noite para o dia. Se matar de estudar na véspera também não ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!