segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dois mil alunos estão sem vaga

Dois mil alunos estão sem estudar por falta de vagas na rede municipal de ensino desde o início do ano. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte), com o primeiro semestre do ano letivo perdido, é impossível recuperar o conteúdo para essas crianças. “São alunos que perderam o ano porque a Secretaria de Educação não fez planejamento”, afirma Fátima Cardoso. Além disso, a prefeitura não paga o convênio para alunos estudarem em escolas particulares há quatro meses. Algumas escolas planejam paralisar o atendimento. A maior parte dos alunos é da educação infantil, de seis meses a quatro anos de idade.
O atraso no pagamento do convênio com escolas particulares, por parte da Secretaria Municipal de Educação, ameaça a continuidade do ano letivo de 4.779 crianças em Natal, além das duas mil que já estão fora da escola. O Programa Pré-escola para Todos está há quatro meses sem pagamento. Mesmo após seguidas promessas da Prefeitura, as escolas ainda não receberam o dinheiro e os diretores iniciaram uma articulação para paralisar alguns serviços, pela impossibilidade financeira de continuar atendendo às crianças do convênio municipal. Uma escola parou as aulas e mais duas devem aderir até quinta-feira, caso o dinheiro não seja depositado.
Como há um déficit de vagas, a Secretaria de Educação paga para alunos estudarem em mais de 50 escolas da rede particular. Mesmo com a parceria, não foi possível oferecer educação a todas as crianças da cidade. O convênio com a rede privada, realizado há cerca de 10 anos, é iniciado em março e vai até dezembro. Neste ano, a Secretaria de Educação pagou somente o primeiro mês. A Escola Brasil Novo, na Zona Norte, já acumula, pelo atraso, nove dias de paralisação. Até quinta-feira mais duas escolas devem aderir, o que significa mais 300 crianças sem aula. A falta de pagamento tem impossibilitado o seguimento das aulas, principalmente porque o Programa Pré-escola para Todos é a principal fonte de renda para as escolas.
Por conta dessa dependência financeira, os diretores de escolas estão com receio de falar abertamente sobre o assunto. Em uma das escolas visitadas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, mais de 60% dos alunos matriculados são mantidos pela Prefeitura via convênio. A situação se repete em outros estabelecimentos, com pequenas variações. O Programa Pré-escola para Todos paga R$ 56 por aluno. Merenda escolar, material e encargos ficam por conta das escolas. “A maioria dos diretores tem medo de falar com a imprensa porque acham que vão perder o convênio. Mas é preciso denunciar”, disse uma diretora, que também preferiu não ser identificada na reportagem.


Fonte Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. (Por favor, Publique como matéria)

    CAMPEONATO DE FUTSAL DO SITIO JUAZEIRO APODI

    I CAMPEONATO FRANCISCO DIASSIS DA COSTA

    Acontecerá a partir do dia 09 de agosto de 2010 o I CAMPEONATO FRANCISCO DIASSIS DA COSTA, o evento acontecerá no sitio Juazeiro e tem como objetivo arrecardação de dinheiro para a construção da murada da quadra de esporte.Contará com a participação de oito equipes de Futsal, dentre elas estão:

    * Juazeiro I- Confirmado
    * Rio Novo- Confirmado
    * Real Madri-Confirmado
    * Ceará/Apanha Peixe-Confirmado
    * Queimadas-Confirmado
    * Paulista-Aguardando Confirmação
    * Bernaldes-Aguardando Confirmação
    * Firma ( Sitio Trapiá I )-Aguardando Confirmação

    Os jogos acontecerão entre os dias 09/08 á 14/08, sendo realizado 3 jogos por noite, com inicio da primeira partida ás 19:15h.
    O valor da inscrição é de R$100,00. As premiações das equipes vencedoras e o regulamento do campeonato será discutido na reunião realizada no dia 06 de agosto(sexta feira) as 19:30 horas na quadra de esporte da mesma comunidade.

    As esquipes que estão á confirmar favor entrar em contato com o número (84)9405-5607/(84)3333-2554, falar com Rummening .

    Nota: O campeonato está sendo organizado pela associação dos pequenos agricultores da comunidade do sitio Juazeiro, e está sob coordenação de Rummening Marinho.


    Gildevania santos.

    ResponderExcluir

Comenta ai meu!