segunda-feira, 19 de julho de 2010

Enem aponta deficiências do ensino na rede estadual

Apenas duas escolas do Rio Grande do Norte aparecem entre as 200 melhores do país no ranking divulgado, ontem, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN ficou com a melhor média estadual 684,67 (135º colocação nacional). O segundo lugar, ficou com o Colégio Ciências Aplicadas que obteve 680,67 como média geral (173º no cenário nacional). O resultado tem como base as médias obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no ano passado. Tanto que a melhor escola pública do Rio Grande do Norte obteve a 50ª colocação no ranking estadual e 3.909º no nacional. A posição é da Escola Estadual João Soares de Souza, no município de Venha-Ver, que teve 579,33 como média geral. O segundo lugar, entre as escolas públicas do RN, ficou com a Escola Estadual Santos Dumont, em Parnamirim que obteve média 550,06. A escola ficou na 7.005º colocação nacional.
Apesar de terem obtido os melhores resultados entre as escolas públicas estaduais do RN, a diferença das médias dessas escolas com as particulares é grande. Basta comparar a nota do Colégio Ciências Aplicadas (680,67) com a da Escola Estadual João Soares de Souza (579,33) uma diferença de 107,34 na média geral.
Mas, se é difícil localizar as escolas públicas entre as melhores do Enem, elas estão aos montes no fim da lista. No ranking do RN, as dez piores escolas são da rede estadual de ensino. A média mais baixa, 370,58, ficou com a Escola Estadual João Ferreira de Souza, no município de Santa Cruz, que obteve a 360ª colocação estadual e a 17.924ª nacional.
A situação de desigualdade é semelhante em todas as regiões do país. Segundo nota técnica divulgada pelo Inep, das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Em 2009 houve um aumento no número de escolas de Ensino Médio Regular. Foram 24.253 escolas contra 25.484 em 2008.
O Enem 2009 foi aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro do ano passado e avaliou as seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação. Quase 2,6 milhões de pessoas fizeram o novo exames, que é usado por algumas universidades como porta de entrada no ensino superior.
Atualmente, a rede ensino do país é constituída por 85% por colégios estaduais, 11% particulares, 3%municipais e 1% federal.

IFRN dá a receita para o sucesso
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve a melhor média estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). No cenário nacional, a Instituição ocupa a 135ª colocação. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o reitor Belchior Rocha creditou o resultado positivo, profissionais qualificados, programa de assistência ao estudante e comprometimento do aluno.

Um comentário:

  1. ALÔ EDUCAÇÃO!
    Um programa que faz a diferença!
    ESTRÉIA: 07/08 - 07 ÀS 08:00H – AOS SÁBADOS
    FM CIDADE 87,9
    - ENTREVISTAS
    - DEBATES
    - ESPAÇO CULTURAL (POETAS, ARTISTAS LOCAIS, GRUPOS TEATRAIS, etc.)
    - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
    - HOMENAGENS (PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, etc..)
    - DICAS DE SITES, REVISTAS, FILMES.
    - DIVULGAÇÃO DE PROJETOS
    - SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS (SEM ANONIMATOS)

    FAÇA VOCÊ TAMBÉM A DIFERENÇA. PARTICIPE!

    ResponderExcluir

Comenta ai meu!