terça-feira, 2 de março de 2010

Documentário sobre interior do RN é lançado em Mossoró

Depois de dois meses de atividades no Rio Grande do Norte, o projeto Cinema no Interior lança, nesta sexta (5), em Mossoró, documentário sobre o estado realizado com auxílio de moradores de Mossoró, Apodi, Areia Branca, Assú, João Câmara, Lajes e Touros.

Na ocasião, também haverá a apresentação de um catálogo trilíngue (português, inglês e espanhol) com fotografias do estado feitas pelos participantes da iniciativa, que é uma realização da produtora Mont Serrat Filmes, com patrocínio do Programa BNB de Cultura, apoio do Exército Brasileiro e das Prefeituras de Mossoró, Areia Branca e Touros.

O evento será realizado às 20h, na Estação das Artes Elizeu Ventania, e contará com a presença do roteirista Tairone Feitosa, responsável por produções como a minissérie “A Máfia no Brasil” (1984), da Rede Globo, e os longas-metragens “Ele, o Boto” (1987), “Luzia Homem” (1987) e “O Homem da Capa Preta” (1986).

A ação está em sua segunda fase, na qual passou por Alagoas, Sergipe, Ceará e Pernambuco, sempre com atividades priorizando as comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas. As próximas etapas serão no Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. Antes, o projeto passou pelas regiões da Serra Gaúcha, Foz do Iguaçu, Planalto Central, Litoral, Vale do São Francisco, Pantanal e Amazônia. O objetivo era ter uma visão geral do Brasil para, então, focar o Nordeste.

De acordo com o idealizador da iniciativa, o pernambucano Marcos Carvalho, o intuito é valorizar as riquezas culturais do interior, bem como promover a utilização do audiovisual como ferramenta educativa. “Queremos que a população possa interagir. Em cada cidade, fazemos uma seleção de estudantes e professores, os quais passam por um treinamento. Então, desenvolvemos uma pesquisa para destacar os principais aspectos ambientais, históricos e culturais do local”, explica.

Durante o encerramento da etapa, haverá a exibição do documentário "Rio Grande do Norte, Imagens e História", seguida de um debate com os presentes. O vídeo, com aproximadamente 45 minutos, trata desde a tentativa de invasão de Lampião em Mossoró, à literatura de cordel. Nele, o poeta Antônio Francisco recita versos, há participação do Projeto Flauta Mágica e a Orquestra Sanfônica de Mossoró toca músicas regionais.

Depois de passar por todo o Nordeste, Marcos Carvalho quer levar o Cinema no Interior ao exterior, tanto para mostrar o que foi produzido quanto tentar a mesma experiência. “Vamos fazer um trabalho junto aos consulados e encaminhar um kit com uma carta de apresentação. Pensamos em levar essas ações a diversos países, mas vai depender das parcerias”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!