segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Satélite soviético colidirá com a Terra esta terça-feira

Estrutura deve desintegrar-se ao entrar em contato com atmosfera do planeta.

O satélite soviético Kosmos-1484, que foi lançado em 1983 para explorar os recursos naturais da Terra, deve colidir esta terça-feira com o planeta. A hipótese mais provável é que o aparato se desintegre quase totalmente ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, segundo a agência espacial russa (Roscosmos).
O Kosmos-1484, que tem cerca de seis metros de largura, mantém atualmente uma órbita entre 208 e 356 quilômetros. O satélite, que nunca chegou a cumprir sua função devido a um problema em seu sistema de orientação, sofreu uma explosão dez anos atrás, que modificou sua estrutura original.
A Roscosmos e as agências espaciais europeia (ESA) e americana (Nasa) uniram-se na luta contra o lixo espacial, que ameaça o funcionamento da Estação Espacial Internacional. Segundo estimativas da ESA, atualmente há 200 mil objetos com mais de 10 centímetros vagando pelo espaço, além de 300 milhões de partículas com mais de um milímetros. Mesmo com este tamanho ínfimo, estas estruturas podem danificar equipamentos espaciais e penetrar na roupa dos astronautas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!