terça-feira, 6 de julho de 2010

Espanha vai ganhar a Copa do Mundo, diz matemática

A Espanha ganhará a Copa do Mundo. Chute? Não. A previsão é matemática.
A mesma que dizia que o Fluminense tinha só 1% de probabilidade de não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2009 (escapou) ou que o São Paulo tinha 1% de chance de ganhar a competição em 2008 (foi campeão).
Mas eram chances, declaram os especialistas. Para chegar a elas, economistas criaram até uma fórmula para calcular quem tem a maior probabilidade de levar o título na África do Sul. Deu Espanha, com o Brasil como vice.
Se o máximo de matemática que você consegue ver no futebol é que 4-4-2 + 3-5-2 = 11 (jogadores) de cada lado, sinta-se um gênio. E chute à vontade o resultado final da Copa sul-africana. A conclusão pode ser tão certa quanto a dos economistas que usaram o tempo livre e a experiência com números para criar o modelo matemático que prevê o campeão.
Não espere, entretanto, uma bola de cristal em campo. A tal fórmula-padrão de probabilidade já ajudou a prever até a recessão nos Estados Unidos. Ajudou? Enfim, foi com base nessa fórmula que economistas da LCA, uma das maiores e mais respeitadas consultorias do Brasil, criaram a tal equação matemática, e não mágica, para a Copa deste ano.
"Para nós, é uma brincadeira. Afinal, futebol é número, porcentagem de vitória, gols pró, gols contra. Qualquer pessoa, quando aposta em um resultado, tem um modelo na cabeça, nem que seja apenas saber o histórico dos times", diz Márcio Pages.
"O que fizemos foi o que um consultor em economia precisa fazer sempre: criar um modelo simples para explicar algo que parece complexo", acrescenta o diretor da LCA, Celso Toledo.
Equação pra lá, simulação pra cá, entre o atendimento a uma grande empresa e outra, os economistas descobriram que a seleção que tem mais chance de vencer a Copa é a da Espanha, atual campeã europeia, com 15,7%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai meu!