sábado, 20 de fevereiro de 2010

Casal é preso em flagrante ao tentar abandonar bebê em SP

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante por volta das 3h deste sábado na rua Cassilândia, no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, após o casal ter abandonado um bebê recém-nascido em um matagal.

A polícia foi chamada por moradores do local, que presenciaram o abandono. A mãe afirmou para a PM que estava brigando com o companheiro e deixou a criança no mato para ir atrás dele, mas que voltaria para buscá-la. O pai do bebê apresentava sinais de embriaguez.

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena

Prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 61 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1155 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal, neste sábado (20). O prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 61 milhões.

Confira os números sorteados: 20 – 28 – 40 – 41 – 51 – 58.

Lula afirma que não vai aos Estados com palanque duplo


Nos Estados onde os partidos da base aliada do governo federal tenham mais de um candidato ao Executivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da campanha. O anúncio foi feito pelo próprio presidente ontem, quando cumpria agenda em Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, candidata do PT, não terá “palanque duplo” . As declarações do presidente trazem um reflexo direto no Rio Grande do Norte, onde há dois candidatos da base do governo. O vice-governador Iberê Ferreira disputará pelo PSB e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo tentará pelo PDT chegar ao Executivo.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomenda que os aliados evitem conflitos nos Estados“Se em algum Estado não houver possibilidade de construir uma aliança política, o que vai acontecer é que o presidente da República não participará da campanha naquele Estado”, disse Lula. “Não acredito muito na história de dois palanques, não é possível que uma pessoa possa vir a um Estado e fazer um palanque aqui e outro ali”.

O presidente citou os casos de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco como exemplos de locais onde as negociações entre os partidos estão “difíceis”. “Primeiro vamos resolver a questão nacional, depois as regionais”, afirmou. Em recente entrevista à imprensa nacional o presidente havia manifestado preocupação com a divisão da base aliada em Estados como Minas, onde o PT e o PMDB até agora não conseguiram selar uma aliança. “Imaginar que Dilma possa subir em dois palanques é impossível”, comentou. “O que vai acontecer é que em alguns Estados ela não vai poder ir”, frisou.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato a governador pelo PDT, disse que respeita o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas lembrou que a situação do Rio Grande do Norte é diferente. Ele observou que o outro candidato da base do presidente Lula no Estado potiguar, o vice-governador Iberê Ferreira, terá como candidato a presidente da República o deputado Ciro Gomes.

“A situação do Rio Grande do Norte não é igual a de outros Estados porque o nosso partido já fechou com a candidatura de Dilma Roussef; o outro candidato da base (Iberê Ferreira) apoiará naturalmente o candidato do partido dele, que é Ciro Gomes. Nossa candidatura está mais encaixada dentro da campanha política nacional do PT”, disse Carlos Eduardo. Embora com essa ponderação, ele ressaltou a posição de respeito com a postura do presidente Lula. “Gostaríamos e queremos o presidente Lula no nosso palanque, mas também temos que respeitar o comportamento que ele adotará”, completou. A reportagem procurou entrar em contato com o vice-governador Iberê Ferreira, mas ele estava em uma solenidade e não pode atender ao celular.

Escolas de Natal em greve

Os 60 mil alunos que voltaram às aulas ontem para o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de Natal foram surpreendidos com a notícia da greve dos professores por tempo indeterminado. Nas escolas da rede, os professores apenas recebiam os pais e alunos no auditório ou na quadra de esportes e comunicavam o movimento. A greve foi confirmada ontem pela manhã em assembleia da categoria, realizada na Escola Estadual Winston Churchill, que contou com ampla participação dos educadores. Os professores decidiram ainda que segunda-feira, a partir das 8h, vão montar um acampamento por tempo indeterminado, em frente à sede da Prefeitura de Natal.

MEC autoriza mestrado e doutorado do IFRN

Uma boa notícia para os servidores do IFRN que quiserem completar sua formação superior: o MEC acaba de aprovar o edital nº4/2009 da Capes - Setec do Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interistitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Serão oferecidos nas modalidades de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter). O mestrado será em Economia, em convênio com a Universidade Federal da Paraíba; o doutorado será em Recursos Naturais, em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande.

Os cursos serão ofertados no Campus Natal-Central, podendo se candidatar qualquer servidor do IFRN aprovado no processo seletivo realizado pelos devidos programas e liberado pela Diretoria-Geral do campus a que estiver vinculado.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação e reitor em exercício, José Yvan Pereira Leite, até o final de março a Reitoria divulgará o prazo de inscrições e a data de início dos cursos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pesquisa brasileira revela um novo indicador para o risco cardíaco

As medidas usuais da circunferência da cintura e do quadril e o índice de massa corporal (IMC) podem ser indicadores do risco de desenvolver doença coronariana. Mas um novo estudo aponta um outro indicador, bem menos conhecido: a gordura visceral abdominal.

Segundo a pesquisa do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a área de gordura visceral abdominal superior a 150 cm² aumenta em quase três vezes as chances de adquirir doença arterial coronariana. Acima de 100 cm² ou 110 cm², começam a surgir complicações metabólicas da gordura visceral, como aumento nos níveis de glicose, colesterol e hipertensão.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista internacional Atherosclerosis, avaliou 125 indivíduos (71 homens e 54 mulheres), com idade média de 56 anos, sem diagnóstico prévio de doença coronária.

Submetidos a exames de tomografia computadorizada, cerca 70 pacientes (56%) apresentaram medidas das áreas de gordura visceral abdominal “significativamente associadas ao diagnóstico de doença arterial coronária”, diz o trabalho. Os pesquisadores também verificaram que, quando os pacientes foram submetidos a exames antropométricos e tomográficos tradicionais, os resultados não indicaram uma associação com a doença arterial coronariana.

De acordo com Luiz Francisco Rodrigues Ávila, médico do InCor e um dos autores do estudo, uma das explicações para a não detecção da gordura visceral (que se encontra em uma estrutura mais profunda dentro da cavidade abdominal) nos exames convencionais é a falta de instrumentos para isolar o tecido adiposo subcutâneo:

– Quando realizamos a medida da cintura em um indivíduo estamos incluindo na aferição o seu tecido adiposo subcutâneo que não está relacionado com doença arterial coronariana. Por isso, medidas semelhantes da circunferência abdominal podem representar riscos metabólicos completamente diferentes por não conseguir estimar com precisão a adiposidade visceral.

O projeto coordenado pelo pesquisador, intitulado “Relação de gordura visceral abdominal e doença coronária avaliada pela tomografia computadorizada de múltiplos detectores”, teve apoio da Fapesp.

Segundo Ávila, o exame de tomografia computadorizada ainda não faz parte do padrão de diagnóstico:

– Mas, diferentemente do que se imagina, é um exame facilmente reprodutível. Um hospital que tenha tomógrafo, desde o mais simples ao mais complexo, em qualquer lugar do país, pode realizá-lo. É fácil de ser feito e é um fator indicativo importante.

Ele destaca que a tomografia é o único método pelo qual é possível – com um único corte no abdômen na altura do umbigo – identificar e medir o índice de gordura visceral:

– Quando se vai ao cardiologista e se faz a medida da cintura, cerca-se o risco sem olhar dentro da artéria, considerando a gordura da parede abdominal como se fosse a mesma da visceral, mas são diferentes. A gordura visceral é muito mais perigosa do que a subcutânea.

O estudo não verificou relação direta entre obesidade e gordura visceral:

– Um indivíduo pode ser obeso e não ter um índice elevado de gordura visceral. Ao se analisar a coronária desse paciente, podemos ter ausência de sintomas da doença – diz Ávila.

Segundo Ávila, duas pessoas podem ter a mesma medida de circunferência e, no exame de angiografia (método de visualização dos vasos sanguíneos), somente uma delas apresentar diagnóstico de doença arterial coronariana.

A doença arterial coronariana é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Mas seus sintomas demoram para aparecer.

– Até a artéria ter 70% de obstrução, geralmente não há sintomas, e os exames convencionais não apresentam alterações significativas – disse Ávila.

Mas, segundo ele, cerca de 68% do infartos têm ocorrido em pessoas que apresentam placa menor que 50%.

– É uma discrepância porque só enxergamos a doença quando ela apresenta obstrução maior do que 70%, mas os pacientes têm tido infarto com placa menor do que 50%. Os exames podem estar normais em relação a outros fatores de risco, mas a pessoa pode enfartar por conta de uma placa não detectada.

Uma das questões, segundo Ávila, é tentar compreender por que a gordura que está na parede do abdômen não tem tanta importância como a que se encontra nas vísceras.

– Ambas são depósitos gordurosos, mas a visceral é mais danosa – explicou. – Tentamos demonstrar que existe sensibilidade e especificidade da gordura visceral que é muito maior na indicação da doença coronária do que a medida do diâmetro abdominal.

Ministério da Cultura abre 253 vagas de nível médio e superior; paga até R$ 2.989

O Ministério da Cultura publicou, no Diário Oficial da União de quarta-feira, edital de concurso público para o preenchimento de 253 vagas nos cargos de agente administrativo e analista técnico-administrativo em Brasília (DF). Haverá reserva de vagas para candidatos deficientes.

Para concorrer a uma das vagas de agente administrativo (226) é preciso ter concluído o ensino médio. O salário pode chegar a R$ 2.293,50 (vencimento básico de R$ 1.162,50, acrescido de gratificação de desempenho de até R$ 1.131).

O cargo de analista técnico-administrativo exige formação superior em qualquer área de atuação. A remuneração pode chegar até R$ 2.989,28 (salário básico de R$ 1.259,28 mais gratificação de desempenho de até R$ 1.730).

A inscrição deve ser feita, entre 10h do dia 1º de março e 23h59 do dia 14 de março, no site do Instituto Movens, organizador do concurso. O valor da taxa é de R$ 29,75 para agente e R$ 44,50 para analista.

Candidatos com 60 anos ou mais, completados até o dia das provas objetivas, também podem participar da seleção. Para fazer jus ao benefício do parágrafo único do artigo 27 do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003), deverão seguir as instruções do item 4 do edital.

Serão aplicadas provas objetivas e discursivas para os dois cargos. Os exames estão previstos para serem realizados no Distrito Federal, em 25 de abril, no período da manhã para o cargo de agente e no período da tarde para analista.

Provas

Os candidatos ao cargo de agente administrativo farão prova objetiva com questões sobre língua portuguesa, noções de informática, administração pública e conhecimentos específicos (setor de cultura do Governo Federal), além de redação.

Aqueles que disputarem uma das vagas de analista farão prova com questões sobre língua portuguesa, conhecimentos básicos (noções de informática e língua estrangeira), conhecimentos gerais (administração pública e planejamento e orçamento), conhecimentos específicos e prova discursiva sobre setor de cultura do Governo Federal . No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar.

Os locais e os horários de realização das provas serão divulgados pelo organizador, no dia 15 de abril.

Justiça condena acusado pelo 'Crime do Morro do Boi' a 65 anos de prisão

Juarez Ferreira Pinto foi condenado por latrocínio e atentado ao pudor.
Casal de namorados foi atacado em 2009, em Matinhos (PR).

A Vara Criminal de Matinhos (PR) condenou nesta quarta-feira (17) a 65 anos e cinco meses de prisão o acusado Juarez Ferreira Pinto pelo chamado 'Crime do Morro do Boi'.

A condenação foi pelo crime de latrocínio praticado contra o estudante Osíris Del Corso, de 22 anos, e por tentativa de latrocínio e atentado violento ao pudor contra Monik Pergorari Lima, de 23 anos, segundo informações do Ministério Público Federal no Paraná.

Os crimes aconteceram em 31 de janeiro de 2009, quando os namorados andavam em uma trilha no Morro do Boi, em Matinhos (PR). Inicialmente, Ferreira deverá cumprir a pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade,

O MPF-PR informa ainda que o juiz encarregado do caso decretou segredo de justiça no processo porque houve crime contra a dignidade sexual. Desta forma, somente as partes envolvidas podem ter acesso à íntegra da sentença. Por ser crime hediondo, caso não haja reforma na sentença, Ferreira precisará cumprir 26 anos de reclusão antes de ser beneficiado com progressão de pena.

Inverno no semi-árido deve ter chuvas abaixo da média

Meteorologistas se reúnem para avaliar previsões para o Nordeste.
O inverno no semi-árido deve apresentar chuvas abaixo dos 750mm, média de precipitações na região. Esta foi a constatação de Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Segundo ele, nos primeiros 15 dias de fevereiro as chuvas registradas no estado foram pouco abundantes.

A informação ainda deve ser confirmada por especialistas de todo o Nordeste. Eles estão reunidos desde o início da manhã desta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria de Agricultura do Estado, para avaliar as previsões climáticas para o semi-árido. O encontro vai até amanhã (18), quando um parecer técnico deve ser divulgado.

A tendência de chuvas escassas, contudo, já foi enfatizada pelo especialista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), José Brabo Alves. Segundo ele, a influência do El Niño na região gera uma situação de chuvas mais esporádicas e um aumento na temperatura.

“O fenômeno – que teve seu ápice entre os meses de novembro e dezembro – está decaindo, mas ainda se encontra bastante ativo. O El Niño não vai se dissipar, mantendo uma média em torno de 1ºC a mais na temperatura”, relata.

Ele faz um comparativo com o mesmo período de 2009, quando o fenômeno La Niña foi mais influente. O La Niña, por sua vez, gera um quadro com chuvas abundantes e menores temperaturas. “No ano passado, todas as macro-regiões registraram chuvas acima da média”, completa.

O meteorologista da Funceme endossa ainda que as precipitações da estação chuvosa não obedecem necessariamente ao padrão registrado até janeiro. “Até janeiro, as chuvas são causadas principalmente por sistemas transientes. Na estação chuvosa, que por aqui vai de fevereiro a maio, as precipitações normalmente são causadas por zonas de convergência inter-tropical”, explica.

Agricultura

“Caso as chuvas realmente sejam abaixo da média, será preciso cautela no plantio de culturas sequeiras”, afirma o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. A agricultura de sequeiro é aquela que depende da chuva para prosperar. Este é o caso do milho e do feijão, típicos na agricultura familiar do Rio Grande do Norte.

Hoje, cerca de 110 mil agricultores familiares poderiam ser prejudicados por essa situação. É o que afirma a assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do Estado.

Para tentar amenizar essa situação, foi implantado o programa “Garantia-safra”, uma espécie de seguro, que garantiria a entrega de R$ 600 parcelados aos produtores prejudicados pela falta de chuvas.

Se, por acaso, as precipitações atingirem ou ultrapassarem a média para o semi-árido, a preocupação se volta para a região do Vale do Açu e do Rio Apodi, onde pode haver sangramento de barragens.

Homem é preso após matar professor em escola técnica na Alemanha

Incidente ocorreu em Ludwigshafen, no oeste do país.
Suspeito tem 23 anos, e motivos do crime ainda não são claros.


Um professor foi morto a tiros nesta quinta-feira (18) em uma escola técnica na cidade de Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, segundo a polícia local.

O suspeito, um homem de 23 anos, foi preso. Ainda não está claro se há mais feridos. O motivo do crime também não foi esclarecido.

As pessoas que estavam dentro da escola tiveram de ser retiradas depois do ataque. A situação já está controlada, segundo as autoridades.

Governador em exercício do DF deixa reunião com Lula

O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), deixou o Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República, onde teve um encontro improvisado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da situação política do DF. Ele deixou o local pela saída privativa do presidente e não falou com a imprensa. Ele deve dar uma entrevista coletiva a qualquer momento.

Octávio, que já teria uma carta de renúncia pronta, assumiu o cargo no lugar do governador licenciado José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), que foi preso acusado de atrapalhar as investigações do mensalão do DEM - suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares do DF. Os dois são acusados de participar do esquema.

Na quarta-feira, Paulo Octávio procurou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para propor um pacto de governabilidade para o DF. Demóstenes disse que falou com Paulo Octávio sobre sua expulsão do DEM. "Eu disse que não tinha como refluir. Minha posição já estava tomada", disse.

O DEM vai avaliar a situação do governador Paulo Octávio, na semana que vem. O partido poderá expulsar Paulo Octávio e intervir no Diretório Regional do DF. A estratégia de lideranças nacionais da legenda é a de tentar isolar a pecha de corrupção ao partido no Distrito Federal.

Ariano é quem está dizendo.

Concordo plenamente.



'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá:

Calcinha no chão (Caviar com Rapadura),
Zé Priquito (Duquinha),
Fiel à putaria (Felipão Forró Moral),
Chefe do puteiro (Aviões do forró),
Mulher roleira (Saia Rodada),
Mulher roleira a resposta (Forró Real),
Chico Rola (Bonde do Forró),
Banho de língua (Solteirões do Forró),
Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),
Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada),
Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca),
Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró),
Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).

Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é: 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Ariano Suassuna

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Farmácias só para remédios

Segundo nova resolução da Anvisa, que passa a valer a partir desta quinta-feira (18), fica proibida a venda de qualquer produto não relacionado à saúde.
Entram em vigor nesta quinta-feira (18) as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para venda de medicamentos no Brasil. A partir de agora, analgésicos, antitérmicos e antiácidos devem ficar do lado de dentro do balcão. A farmácia deve ter sempre um farmacêutico de plantão, e fica proibida a venda de alimentos e qualquer produto que não seja relacionado à saúde.

As mudanças foram determinadas pela resolução RDC 44, de 17 de agosto de 2009, que determina as “Boas Práticas Farmacêuticas”. De acordo com o texto, as farmácias teriam 180 dias para se adequarem. O prazo termina nesta quinta (18).

Para Sérgio Albuquerque, fiscal do Núcleo de Controle de Medicamento da Covisa, o farmacêutico deve funcionar como um filtro.

“O que a Anvisa está dando é a segurança maior para que o consumidor só consuma o que realmente precisa, e que aquilo não lhe traga complicações de saúde. Medicamento dá aquela falsa ideia de que só faz bem. Mas, o fato é que, se não tomar com a adequada orientação do profissional farmacêutico, ele pode prejudicar a saúde dos usuários”, ressaltou.

A resolução da Anvisa determina que só podem ficar nas gôndolas, com livre acesso, produtos fitoterápicos e de perfumaria. Alimentos só os funcionais, como a granola e os produtos para dietas. A venda de pilhas, bebidas, ração para cães e crédito de recarga para celular, por exemplo, também está vetada.

As farmácias também devem ter um espaço próprio para prestação de serviços como medição de pressão e do nível de açúcar no sangue.

Segundo o fiscal, a partir desta quinta-feira (18), quatro equipes da vigilância sanitária de Natal estarão nas ruas fazendo a fiscalização. Para quem não respeitar as novas regras, a resolução da Anvisa prevê multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

“As penalidades incluem ainda apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento da empresa”, relatou.

Jovem é encontrado morto dentro do carro do pai

O promotor de vendas Franksuel Roberto Lobato da Silva, de 21 anos, foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (17), na rua João Carlos de Vasconcelos, no loteamento Vilage das Dunas, no Pajuçara.

Ele foi morto com dois tiros de arma de fogo: um na cabeça e um no tórax. O corpo do jovem foi encontrado dentro do carro do pai dele, um Palio, parado em via pública.

O pai da vítima informou que Franksuel pedira o carro emprestado, e só soube do filho quando recebeu a ligação da polícia. O jovem morava na rua Augusto Contadores de Medeiros, bairro Potengi, zona Norte de Natal.

Junto ao corpo foram encontrados apenas carteira de motorista e vários pedaços de papel seda.

17 de fevereiro de 1997 – Morre Darcy Ribeiro

“Morte é quando a pulsão de vida que está na carne se apaga, então a carne volta a ser o que ela é, volta à natureza cósmica. A grande coisa que há na vida é o nascimento da morte”, disse Darcy Ribeiro certa vez, ao ser perguntado sobre o medo da morte, já que lutou mais de 20 anos contra um câncer o qual o fez terminar de vez a sua jornada na Terra.

Darcy morreu em um hospital de Brasília, no qual estava internado havia três dias por conta de complicações em seu quadro clínico. O corpo do então senador, antropólogo e romancista foi velado no Salão Negro do Senado e sepultado, no dia seguinte, no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, assim como desejava. Uma amiga do senador disse que Darcy morreu como queria, sem sofrimento e totalmente lúcido. Na véspera da morte, ele deu uma série de recomendações sobre o futuro de sua Fundação, mostrando vigor incomum e alimentava-se normalmente.

“Darcy lutou com bravura contra a própria moléstia e, até o seu falecimento, empurrou a morte para o mais longe possível. Estamos todos muito tristes”, falou o então presidente Fernando Henrique Cardoso, amigo de Darcy, decretando luto oficial de três dias. No Rio, o arquiteto Oscar Niemeyer, parceiro de Darcy em várias iniciativas como a construção da Universidade de Brasília, disse que falou com o amigo, por telefone dois dias antes dele morrer. “Ele estava preocupado e eu disse para ele resistir, para morrermos juntos daqui a 20 anos. Ele riu. Era um irmão. Ficou um vazio”, declarou com pesar.

Darcy, com físico de intelectual e alma de cruzado, costumava dizer que era alvo das atenções por dois motivos. Primeiro por causa do câncer: “O câncer tem um prestígio brutal”. Segundo por ser uma dos raríssimos intelectuais que tornara-se ministro, feito que compartilhava com FHC.


Intelectual com alma de cruzado

Darcy Ribeiro era um apaixonado pelo Brasil, pelos índios que defendeu como um cacique e pela política que tudo pode transformar. Como antropólogo, dedicou-se ao estudo dos índios no interior da Amazônia, ganhando prestígio como intelectual. Como escritor, publicou, além de livros acadêmicos traduzidos em mais de 20 países, romances e ensaios sobre educação e política. Como político engajado e intelectual cheio de idéias, ajudou a criar a UNB, tornando-se o primeiro reitor da instituição. Em 1992, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, após ter se dedicado a criar um novo padrão de ensino médio e ampliar a rede dos Centros Integrados de Educação Popular (Ciep) no Rio de Janeiro; logo depois, dedicou-se a erguer a Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos.

O sentimento de urgência permeou seus últimos anos. Fugiu da UTI em 1995 para escrever O povo brasileiro e poucos meses antes de morrer correu para terminar de redigir suas memórias. “O câncer me alertou. Pude escrever meus romances, tão carnais, porque perdi essa bobagem que se chama respeito humano. Reinventei a vida”, declarou ele.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Com Serra ou Dilma, 'Lula vencerá' eleições de 2010

Um artigo no diário espanhol "El País" avalia que, qualquer que seja o vencedor das eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairá simbolicamente vencedor no pleito.

A análise, assinada pelo correspondente do jornal no Brasil, Juan Árias, discorre sobre os dois principais pré-candidatos na disputa - a petista Dilma Rousseff, candidata do Planalto, e o tucano José Serra, da oposição - afirmando que ambos, se eleitos, "seguirão o caminho" de Lula.

"A partir do próximo dia 1º de janeiro, o Brasil será um Brasil sem Lula. O que acontecerá? Nada", diz o repórter.

"Continuará sendo um país com instituições democráticas consolidadas, que não apenas conseguiu sair, sem se quebrar, da crise mundial, mas que está crescendo; um país sem possibilidades de golpe de nenhum tipo e que, apesar de alguns rompantes populistas em alguns momentos - sobretudo pela influência do chavismo - não se deixou arrastar pelo populismo da vez na América Latina."

Juan Árias aposta que a disputa presidencial deste ano será disputada. De um lado está Dilma, "uma espécie de sombra" de Lula, diz o analista. "Se ela vencer, as eleições seriam na verdade um terceiro mandato de Lula e garantiriam a continuidade de um certo lulismo."

Porém, diz o texto, "Dilma não é Lula". "É quase um anti-Lula porque, mais que uma iluminada e uma improvisadora como ele, é uma gestora, que carece do carisma transbordante de seu chefe", descreve.

Já Serra "suporia a alternância normal, interrompendo de alguma forma a continuidade do PT no poder", avalia Árias.

Mas o autor acredita que o tucano não é um "anti-Lula" e que, portanto, a escolha entre sua política e a política atual é "um falso dilema". "Com Serra, o Brasil seria um país sem Lula, mas ainda com Lula, no sentido de que o governador paulista não nega nenhuma das conquistas sociais de seu governo."

Na opinião do correspondente, a campanha de Serra não seria "contra Lula", mas "depois de Lula". "Para Serra, seu governo não seria uma fotocópia do passado social-democrata, mas uma página nova."

Na avaliação do correspondente do "El País", "sem Lula agora, e talvez com Lula amanhã de novo, o Brasil é um país que tomou o trem na direção certa, que o levará a consolidar o milagre de seu desenvolvimento".

Quatro homens armados invadem casa de Silvio Santos em São Paulo

A casa do apresentador de televisão Silvio Santos foi invadida por volta das 22h de sábado por quatro homens armados. Objetos foram roubados, mas ninguém foi ferido. O apresentador não estava em casa.

O caso foi registrado no 89º Distrito Policial, que fica no bairro do Morumbi, em São Paulo. Os homens renderam o segurança durante a invasão. Um genro e a filha de Silvio Santos estavam na casa.

Em 22 de agosto de 2001, a filha do apresentador Patrícia Abravanel foi sequestrada quando se preparava para sair da casa no Morumbi. Ela foi dominada e levada em seu próprio carro, um Passat alemão blindado, e libertada somente sete dias depois após pagamento do resgate. Uma semana depois, um dos sequestradores voltou a casa e também fez Silvio Santos refém.

PF apreende recibos do DEM nacional na casa de Arruda

A Polícia Federal apreendeu durante a Operação Caixa de Pandora recibos de doações ao DEM no anexo da residência oficial do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), informam Felipe Coutinho, Fernanda Odila e Hudson Corrêa em reportagem publicada neste domingo na Folha.

Segundo a reportagem, os recibos estavam no armário que era usado por Domingos Lamoglia, ex-chefe de gabinete de Arruda, suspeito de arrecadar propina. A PF quer saber por que os documentos estavam no armário de Domingos quando deveriam ficar com os doadores.

As empresas que doaram têm contratos com o governo do DF. Os recibos somam R$ 425 mil.

Mandados

Ontem, a PF cumpriu 21 mandados de busca e apreensão da Operação Caixa de Pandora, que investiga o suposto esquema de arrecadação e distribuição de propina entre os aliados de Arruda.

A ação envolveu pessoas ligadas ao governador, como o ex-chefe de gabinete de Arruda Fábio Simão. A residência do policial aposentado Marcelo Toledo, também teria sido vasculhada.

Toledo aparece em imagens gravadas pelo ex-secretário Durval Barbosa (Relações Institucionais) e faz referência ao governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM). No mês passado, o policial conseguiu um habeas corpus para permanecer calado em depoimento à Polícia Federal sobre o esquema.

Ontem foi a quarta vez que a Polícia Federal realiza busca e apreensão da Operação Caixa de Pandora, deflagrada no dia 27 de novembro passado.

Na quinta-feira, quando Arruda foi preso por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a PF vasculhou a residência oficial de Águas Claras, a casa particular de Arruda e o Buritinga, sede provisória do governo em Taguatinga.

O governador e mais cinco pessoas estão presas acusadas de tentar subornar o jornalista Edson do Santos, o Sombra, testemunha do esquema.

Mãe suspeita de abandonar os filhos é detida em Alagoas

Segundo polícia, ela saiu para 'curtir o carnaval'.
Agentes encontraram crianças sozinhas e chorando.
Uma mulher foi detida no domingo (14), em Maceió, por suspeita de ter abandonado quatro filhos em casa. As crianças têm entre seis meses e 7 anos de idade. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a mãe saiu no sábado (13) para "curtir o carnaval".

A mãe saiu de casa no sábado e no domingo à tarde ainda não havia voltado.

Quando os policiais chegaram à residência, encontraram os filhos sozinhos e chorando. A criança de sete anos ficou responsável pelos três irmãos: um de cinco, uma de três e outro de apenas seis meses.

A mulher foi presa quando voltava para o imóvel, por volta das 16h.

O Conselho Tutelar foi acionado. O conselheiro Arildo Alves de Souza disse ao G1 que as crianças foram encaminhadas a um abrigo. Nos próximos dias, parentes vão ser procurados.

"Ela pode pegar de seis meses a dois anos de cadeia", disse Alves.

De acordo com ele, não é a primeira vez que o conselho recebe denúncias relativas a essa mulher.