sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desembargador nega pedido para liberar o carnaval em Martins

O desembargador Oswaldo Cruz negou o pedido da Procuradoria Geral do Estado para liberar o carnaval de Martins. A decisão do Tribunal de Justiça mantém a proibição do carnaval feita pela prefeita Maria José Oliveira.

“Em resumo, verifica-se que o pedido de apreciação monocrática da liminar é impossível, já que vedado no direito brasileiro essa forma de deliberação em tribunal quando a discussão envolver controle de constitucionalidade”, escreveu o desembargador na decisão.

O procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, argumentava no pedido que a lei da prefeita Maria José contrariava “princípios constitucionais que garantem ao cidadão o direito à livre expressão e manifestação culturais, além de levar em consideração o investimento feito pelos promotores do evento naquele município com a contratação de bandas e a produção de blocos e troças carnavalescas”.

PRF registra acidente fatal na BR 101 entre Canguaretama e Goianinha

Um acidente fatal vitimou José Luis de Figueiredo, 59 anos, na manhã de hoje (12) na BR 101. Ele estava num Voyage, no km 163, entre Cangaretama e Goianinha.

O veículo não estava sendo conduzido por José Luis, e o motorista fugiu. Havia outro passageiro no veículo, que apenas sofreu ferimentos leves. Segundo a PRF, o acidente foi causado por imprudência do condutor do Voyage, que fez uma ultrapassagem indevida, perdeu o controle e capotou.

O acidente ocorreu por volta das 7h e José Luis faleceu no local.

Potiguar é preso em Morro Branco por estuprar menina de 12 anos no RJ

Policiais da Delegacia de Capturas (Decap) prendeu nesta sexta-feira (12) um homem identificado como Raimundo Ferreira da Cunha, acusado de ter estuprado e engravidado uma menina de apenas 12 anos no Rio de Janeiro.

Detido na Decap, o potiguar Raimundo Ferreira da Cunha deve ser levado ainda hoje para o RJ, onde teve sua prisão decretada pela juíza Tânia Sardinha do Nascimento ontem. De acordo com o delegado Maurílio Pinto, titular da Decap, Raimundo morava no Rio, e voltou para Natal após o crime. "Ele viu a besteira que fez e veio para cá", explicou.

Dois policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro se deslocaram até Natal para conduzir o acusado de volta. No RJ, Raimundo residia na rua Joaquim Pizarro, no bairro da Tijuca.

Corpo é encontrado próximo à universidade em Mossoró

O corpo foi encontrado apresentando sinais de violência, inclusive marcas de dois tiros. Polícia ainda não tem informações de quem seriam os agressores, nem o motivo do assassinato

Por volta das 6h desta sexta-feira (12), populares ligaram para a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) de Mossoró informando que havia um corpo em uma estrada carroçável entr a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) à comunidade de Barrinha.

A polícia enviou uma viatura ao local para atender a ocorrência e verificou que o corpo apresentava sinais de violência, apresentando marcas de dois tiros. Ele não portava documentos de identificação.

O Itep foi acionado para fazer a remoção do corpo. Até o momento, a polícia ainda não tem informações de quem seriam os agressores, nem o motivo do assassinato.

TSE rejeita 6ª representação contra Lula e Dilma por propaganda antecipada

Oposição acusava ambos de irregularidade durante inauguração em SP.
Ministra Dilma é cotada para ser a candidata do PT à Presidência.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira (12) mais uma representação protocolada na corte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por suposta propaganda eleitoral antecipada. Esta é quinta ação negada pela corte com pedido de punição ao presidente e à ministra, cotada para ser a candidata do PT à Presidência da República.

No caso analisado nesta sexta, o ministro do TSE Henrique Neves afastou a possibilidade de campanha antecipada durante a inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, no dia 22 de janeiro.

Na representação, DEM, PSDB e PPS citam trecho de um discurso do presidente durante a inauguração. Para o ministro, o discurso de Lula não configurou qualquer irregularidade.

“Li as transcrições, assisti ao DVD e ouvi o CD [do evento]. Todos possuem a mesma fala. Não verifico, naquele discurso proferido pelo Excelentíssimo presidente da República, passagem que caracterize propaganda eleitoral antecipada”, diz a decisão de Henrique Neves.

Só em 2010, a oposição já foi três vezes ao TSE contra os petistas. Desde o começo do ano passado, segundo dados atualizados pelo tribunal, seis representações contra o presidente e a ministra foram arquivadas, enquanto outras quatro ainda estão pendentes de julgamento.

Arruda deve passar o carnaval preso após ter habeas corpus negado pelo STF

Arruda é acusado de tentar subornar testemunha do Mensalão do DEM.
Governador foi preso na quinta, após decreto de prisão preventiva do STJ

O Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou por volta das 16h30 desta sexta-feira (12) a decisão do ministro Marco Aurélio de Mello negando habeas corpus ao governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). Com a decisão, Arruda deve permanecer preso pelo menos até o fim do carnaval. A TV Globo já havia adiantado a decisão.

Em sua justificativa para negar o habeas corpus, Marco Aurélio diz que há "dados concretos a evidenciarem desvios de condutas a atingirem a ordem pública e a solaparem a regular instrução própria do inquérito". Segundo a decisão, o pedido de prisão mostra "de forma harmônica com os elementos coligidos, de forma harmônica com o resultado do que foi apurado pela Polícia Federal, [que] registrou-se a tentativa de subornar testemunha e de utilizar-se documento falsificado ideologicamente para alterar a verdade da investigação”.

Prefeita Gorete mais uma vez desrespeita os Servidores

Servidores Públicos lotam as dependências do Palácio Francisco Pinto

A Prefeitura de Apodi não vem promovendo a implantação de novos Planos de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS’s, visando uma melhor gestão de seus quadros e buscando oferecer aos servidores maiores oportunidades de crescimento profissional e salarial.

O assunto em questão foi ‘promessa de campanha’ da atual prefeita do município, Goreti Silveira (PMDB). Mas até agora nada de concreto, lamenta o sindicalista, João Bosco (PT).

A Prefeita de Apodi, Prof. Maria Goreti da Silveira Pinto não recebeu os Servidores do Município, em audiência que deveria ter ocorrido anteontem no dia 10/02/2010 às 15.00h.

Na ocasião, seria tratado o Plano de Cargo e Carreira dos Servidores, na qual estão envolvidos mais 498 servidores, mas a mesma não compareceu e nem deu se quer satisfação aos Servidores.

O que mostra uma falta total de respeito com todos aqueles que prestam um enorme serviço a este Município.

Charge

Lideranças que não seguem Rosalba são alvo de ataques

Lideranças políticas que discordam ou mesmo não acompanham a pré-candidatura da senadora Rosalba Rosado (DEM) ao Governo do Estado estão sendo alvo de ataques sistemáticos que partem de veículos de comunicação financiados por intermédio de recursos provenientes da verba indenizatória mensalmente recebida pela parlamentar dos Democratas.
Ontem, o alvo foi o vereador Daniel Gomes, que pertence aos quadros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que tem acenado com a possibilidade de vir a apoiar a postulação de Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao Governo do Rio Grande do Norte, além da pré-candidatura da governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado da República.
Esse posicionamento externado pelo vereador mossoroense despertou reação de setores da imprensa ligada à senadora do DEM.
De acordo com as notícias publicadas em veículos de comunicação do rosalbismo, Daniel Gomes já teria feito acertos financeiros com alguns dos representantes do sistema político governista em nível de Rio Grande do Norte para respaldar as pré-candidaturas de Iberê Ferreira ao governo estadual e Wilma de Faria ao Senado da República no pleito de outubro. A nota faz ironias com o fato de Daniel Gomes ser o representante do segmento evangélico na Câmara Municipal de Mossoró, além de afirmar que o vereador espera apenas um "sinal" para se converter ao socialismo e acrescenta que o parlamentar peemedebista pertence à cota do Palácio da Resistência, em uma alusão ao fato de Daniel Gomes ser governista.
Antes de Daniel Gomes, outro alvo dos ataques foi o também peemedebista José Domingos Gondim, o Zé Peixeiro, que já manteve conversações tanto com Iberê Ferreira quanto com a governadora Wilma de Faria. A exemplo do que ocorreu com Daniel Gomes, o vereador Zé Peixeiro também foi criticado de forma pejorativa, a partir do fato de o vereador ter declarado que estava analisando a melhor proposta para se definir quanto aos apoios para o pleito deste ano.
Houve insinuação de que o parlamentar do PMDB estaria interessado em saber qual seria a proposta em termos financeiros. O próprio vereador Zé Peixeiro fez questão de esclarecer o assunto, informando que, ao se referir à melhor proposta quanto aos benefícios que forem apresentados para Mossoró. Ele assinala que a sua comunidade, no caso o bairro Santo Antônio e o Santa Helena, precisam de uma série de benefícios, como a questão do saneamento básico, além de amparo no que se refere à segurança pública. Mesmo assim, as declarações do vereador do PMDB foram interpretadas de forma maliciosa pelo grupo rosalbista apenas pelo simples fato de o parlamentar não apoiar a senadora Rosalba Rosado.
Já o presidente do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, não escapou dos ataques raivosos da imprensa rosalbista. O motivo seria o fato de o parlamentar ser um dos prováveis nomes a ocupar espaço majoritário na chapa encabeçada pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza. A informação de que o ex-diretor do Senado da República, economista Agaciel Maia, teria sido envolvido em uma série de escândalos envolvendo a realização do 1° Censo do Legislativo, ocorrido em 2005, ganhou destaque na imprensa rosalbista, que fez questão de vincular Agaciel Maia ao deputado federal João Maia em uma tentativa clara de vincular o deputado potiguar às irregularidades.

Arruda pede pizzas para o jantar na Superintendência da PF

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), pediu pizzas para jantar, na noite desta quinta-feira, na cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso, segundo informações da GloboNews. A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o habeas-corpus apresentado pela defesa do governador sairá apenas nesta sexta-feira, segundo informação da assessoria de imprensa do Supremo.

Arruda se entregou à Polícia Federal no final da tarde de quinta, após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter determinado sua prisão preventiva. Arruda é suspeito de envolvimento em um suposto esquema de pagamento de propina.

O advogado Nélio Machado, que representa o governador, considerou a prisão "abusiva, ilegal e desnecessária". A defesa afirma ainda que a decisão do STJ é "inusitada, porque a Constituição garante o direito de defesa". - Foi surpreendente - disse Machado, sobre a decisão.

Nota: Pedir pizzas para jantar deve ser no mínimo gozado.

Governo convoca mais mil suplentes

Mais mil suplentes aprovados no concurso da Polícia Militar foram convocados para preencher novas vagas no quadro da PM. A convocação foi autorizada pela governadora Wilma de Faria e já está publicada na edição de ontem no Diário Oficial do Rio Grande do Norte.

Dos novos convocados, 880 assumirão vagas nos batalhões da PM na região de Natal, Macaíba e Parnamirim. Sessenta seguirão para a região de Caicó e outros 60 para Nova Cruz. Os suplentes convocados são do concurso de 2005, que teve validade prorrogada até 2010.

“Temos feito a nossa parte. Investimos em equipamentos, estrutura e material humano para combater a violência que atinge todo o País. Poucos estados conseguiram realizar tantos investimentos em segurança como o Rio Grande do Norte, nos últimos sete anos”, declarou a governadora Wilma de Faria.

Em oito anos, o Governo do Estado terá reforçado os quadros da segurança pública em mais 5.500 homens. Até hoje, 3.500 já foram incorporados aos quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e Agentes Penitenciários.

Além dos 3.500 já incorporados, no final do ano passado o Governo do Estado convocou mais um grupo de 650 suplentes do concurso de 2005. Desses, pouco mais da metade compareceu ao chamado, por isso a necessidade dessa nova convocação feita hoje.

Atualmente, também, estão sendo concluídos os concursos para Agente Penitenciário (490 novas vagas) e da Polícia Civil (467 vagas). Agora, outros 1.000 suplentes do concurso da PM estão sendo convocados, o que soma um reforço de mais de 5.500 novos homens entre 2003 e 2010.

Ruy Pereira será sepultado no Recife

A família do secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, divulgou na madrugada desta sexta-feira (12) o local onde serão prestadas as últimas homenagens. O corpo do secretário será velado no Memorial do Médico, no bairro Derby e o enterro acontecerá às 17h no cemitério Parque das Flores, no bairro Sancho.

A opção pelo sepultamento na capital pernambucana foi de Ana Maria, mulher de Ruy. Apesar de abalada com a morte do marido ela levou em consideração que os momentos marcantes do casal se deram em Recife, desde a época em que os dois eram estudantes universitários.

Além de médico e secretário de Estado, Ruy também lecionava na Universidade Federal de Pernambuco.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A educação na berlinda

As mais recentes notícias sobre o estado da arte da educação nacional são no mínimo desanimadoras:

1) O Brasil ficou em 88º na avaliação da Unesco, de que participaram 128 países, para medir o desenvolvimento educacional (IDE). Na América Latina, onde a educação não consegue virar prioridade governamental, ficamos abaixo de Cuba, Argentina, Uruguai, Chile, México, Venezuela, Panamá, Peru, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Belize, Equador, Honduras. Ufa! Conseguimos ganhar do Suriname, de El Salvador, da Nicarágua e da Guatemala! E Deus seja louvado! Na África, foi possível superar Burkina Faso, Guiné, Togo, Benin, Moçambique... É mole?

2) Em São Paulo, o estado mais adiantado do país (já foi a locomotiva desse trem, lembram-se?) houve uma seleção de professores não estáveis, os chamados temporários, para atuarem no ano letivo de 2010. Em 2009 numa prova como essa, 1.500 candidatos tiraram nota zero. Desta vez ocorreu uma pequena melhora, mas, mesmo assim, dentre os 181.870 candidatos, foram reprovados 40% dos que já trabalhavam em sala e 48% dos que, sem nunca terem trabalhado, foram tentar a sorte. 93.804 conseguiram aprovação, ou seja, acertaram 50% das 80 questões que compunham a prova. A gravidade desses números está em que, mesmo os reprovados poderão ser convocados para lecionar, eis que a necessidade de professores temporários supera o total dos classificados na prova.

3) O Ipea acaba de divulgar um estudo sobre os jovens brasileiros (Juventude e Políticas Sociais no Brasil), em que se verifica que no ensino médio as coisas vão de mal a pior. Há 10,2 milhões de jovens de 15 a 17 anos no Brasil e, desses, apenas a metade vem cursando esse grau de escolaridade básica (ou já o concluiu). A outra metade, composta de jovens fora de escola, ou que nela nunca se matricularam, ou apenas frequentaram aulas por um ano ou pouco mais, e se evadiram.

E por que tem havido uma taxa tão expressiva de evasão e/ou reprovação?

O Ipea contorna a questão, atribuindo o fenômeno à necessidade do adolescente de trabalhar ou, se for mulher, à crescente onda de gravidez precoce. De fato, são duas coisas que devem ser levadas em conta, mas que sozinhas não esclarecem satisfatoriamente a questão, eis que a principal razão reside no próprio curso, que ainda se dá na pedagogia do magister dixit (e o professor tem cada vez menos a dizer!) e na didática ronceira de uma metodologia que desconhece dois interesses do jovem contemporâneo: o uso da tecnologia avançada da informática e a incapacidade docente de enunciar um conceito e, em seguida, demonstrar a sua aplicabilidade na vida de cada um de nós. O eruditismo das teorias memorizadas tem para o adolescente um peso insuportável, eis que a cultura só se justifica se puder ser claramente uma prática de vida (Confúcio já proclamava, e a moderna teoria pedagógica vem reafirmando isso com toda ênfase – só sabe quem faz). Quanto à tecnologia informatizada (não basta ter computadores na escola: é mister integrá-los ao plano pedagógico em desenvolvimento, com seu uso complementar à aprendizagem). Nos cursos de licenciatura não se estimula a prática na arte de ensinar, nem se mostra como integrar a TI às lições da sala de aula; o professor se diploma sem levar consigo as modernas didáticas da aprendizagem. Alunos que têm computador em casa ou o utilizam como ferramenta do saber nos empregos ou nas lan houses passam a saber mais do que os professores e abandonam o curso por desfastio. Não há interesse nesses conhecimentos papagaiados em cansativas dissertações, no entanto, desde séculos se sabe que o primeiro passo na aprendizagem chama-se interesse...

Quando mudaremos, se é que algo algum dia vai mudar?

Paulo Nathanael Pereira de Souza, além de doutor em educação, é presidente da Academia Paulista de Educação.

Rosalba tenta conter 'debandada' de vereadores locais

A senadora e pré-candidata ao Governo do Estado, Rosalba Rosado (DEM), está tentando conter o movimento formado na Câmara Municipal de Mossoró no sentindo de apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para o governo estadual e de Wilma de Faria (PSB) para o Senado da República. No fim da semana passada, Rosalba Rosado participou de um café da manhã, oferecido pelo presidente do Poder Legislativo mossoroense, vereador Claudionor dos Santos (PDT).
O encontro, que contou com a presença de 11 vereadores, serviu para que a senadora e pré-candidata dos Democratas retomasse as conversas com lideranças políticas da cidade que a projetou no cenário estadual. Um parlamentar que acompanhou a recepção oferecida por Claudionor dos Santos informou à editoria de Política da GAZETA DO OESTE que houve acenos quanto à realização de uma conversa entre a parlamentar e os vereadores de Mossoró que integram a base governista em nível municipal.
"Apesar de o clima ter sido de descontração, está bem nítido que o café que o presidente (Claudionor) ofereceu teve forte conotação política. A senadora Rosalba disse a mim e também a outros colegas que precisava sim ter uma conversa conosco sobre as eleições deste ano. O mais interessante é que a senadora só lembrou da nossa existência depois que surgiram inúmeras informações dando conta de que alguns colegas estariam se entendendo com a governadora Wilma de Faria e com Iberê Ferreira de Souza", comentou um vereador em conversa informal com a reportagem.
Liderados pelo vereador Jório Nogueira (PDT), um grupo de vereadores de Mossoró está conversando frequentemente, tanto com a governadora Wilma de Faria quanto com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza a respeito do possível apoio dos parlamentares mossoroenses às candidaturas majoritárias do sistema político governista em nível estadual. De acordo com informações repassadas à reportagem, pelo menos cinco vereadores, de diferentes agremiações partidárias, já estariam fechado apoios a Wilma e Iberê, além de avalizarem também a candidatura do chefe da Casa Civil do governo estadual, Vagner Araújo para deputado federal no pleito deste ano.
Na Câmara Municipal de Mossoró, apenas os vereadores Flávio Tácito (PSL), Niná Rebouças (DEM), Cláudia Regina (DE), Chico da Prefeitura e Claudionor dos Santos (PDT) estão definidos no que se refere ao apoio à pré-candidatura da senadora Rosalba Rosado ao Governo do Estado. Os demais parlamentares, incluindo alguns que pertencem à base de apoio político da prefeita Fafá Rosado estão dialogando com pessoas ligadas à governadora Wilma de Faria e também com Iberê Ferreira de Souza.
"Se analisarmos o quadro na Câmara Municipal de Mossoró podemos constatar que ela está dividida e até mesmo antigos correligionários da senadora Rosalba estão se articulando para apoiar outra candidatura. É lógico que política e principalmente em ano eleitoral se faz assim, conquistando apoios, mas o fato de Rosalba Ciarlini que é de Mossoró não contar com a totalidade dos apoios de vereadores na cidade é algo que tem até um simbolismo por trás. Em uma campanha que, acreditamos ser das mais acirrada um fato como esse deve ser altamente explorado", disse um vereador mossoroense que, apesar de ser da base governista admitiu que vem conversando com a governadora Wilma de Faria sobre as eleições.


Vereadores acenam com apoio a Iberê e Wilma

O fato dos vereadores de Mossoró estarem dialogando com expoentes da base wilmista tem trazido temor nas hostes dos Democratas em Mossoró. O motivo para a preocupação dos correligionários da senadora Rosalba Rosado é de que em sua terra natal não consiga angariar apoios nem mesmo de seus correligionários, já que vereadores da base de sustentação da prefeita Fafá Rosado estariam conversando com representantes do bloco socialista. A partir do café da manhã oferecido por Claudionor dos Santos no fim da semana passada, ficou deliberado, mesmo que de maneira informal, que seria agendado um novo encontro entre a senadora Rosalba Rosado e os vereadores governistas. Segundo informações repassadas à GAZETA DO OESTE, no próximo encontro, após o carnaval, deverá ser tratado especificamente a respeito da sucessão eleitoral que ocorre este ano.
O fato da senadora, em quase quatro anos de mandato não ter apresentado proposições em favor do município, tem sido visto por lideranças políticas como o principal entrave para que ela conquiste apoios na cidade. Mesmo sendo considerada um fenômeno da política local, existem queixas de vereadores quanto a sua omissão no que se refere a Mossoró. "Rosalba tem percorrido o Rio Grande do Norte buscando apoios e votos, mas se formos analisar o que ela fez pelo Estado como senadora da República, não há praticamente nada e isso é um problema que terá de enfrentar", lembra um parlamentar ligado à oposição em conversa com a editoria de Política.

[RIACHO DA CRUZ] Município concorre mais uma vez ao prêmio em 2010

Contemplado por dois anos seguidos como município Gestor Eficiente da Merenda Escolar, o prefeito deste município deverá concorrer mais uma vez este ano, conforme informou o gestor público, Marcus Aurélio. "Nós estamos na expectativa de que as inscrições sejam iniciadas, que é para mais uma vez inserirmos nosso município como concorrente a um prêmio de tanta magnitude. Nos anos de 2008 e 2009 fomos premiados e ficamos entre os primeiros lugares no meio de milhares de outras prefeituras. Isso é gratificante e demonstra que nosso trabalho em prol da educação é de resultado e pode servir de modelo para outras administrações", disse o prefeito.
O prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é uma iniciativa da Organização Não-Governamental Ação Fome Zero, que premia municípios em destaque na gestão criativa e é responsável pelos recursos do Pnae. Além do reconhecimento, o prêmio divulga essas ações positivas na administração, produção e fornecimento de alimentação para escolas públicas.
De acordo com o regulamento, as prefeituras premiadas recebem um troféu durante uma cerimônia, que conta com a presença de ministros de Estado e outras autoridades e que tem ampla divulgação na imprensa. O prêmio proporciona a cobertura de mídia nacional, estadual e regional, o que agrega valor à administração pública. Essas prefeituras passam a ser referências regionais em relação à gestão do Pnae. Suas práticas se transformam em modelos e são disseminadas pela Ação Fome Zero como exemplos de boa administração com merenda escolar por meio do site da instituição, de publicações e em cursos e encontros, entre outros. Além disso, as prefeituras recebem um certificado de premiação.
Ainda de conformidade com as normas, não existe prêmio em dinheiro. O prêmio é a valorização do trabalho da Prefeitura por meio da cerimônia de premiação, que tem ampla divulgação e conta com a presença de autoridades e ministros de Estado.

Chefe é processado porque soltava muitos gases

Mulher demitida se encheu com o fedor do homem e vai resolver pendenga na Justiça
Um supervisor do Seminário Teológico Judaico de Nova York foi processado por uma ex-funcionária do local porque "soltava muitos gases" durante o trabalho.

Roberta Feinsmith, 67 anos, adorava seu trampo. Ela nunca teve nenhum tipo de problemas no escritório, até 2007. Foi quando Alan Cooper foi contratado para chefiar.

O cara era folgado, mandão, gritava e xingava seus subordinados. Até aí, Roberta se segurava e aguentava. O problema era que Cooper fedia demais. O chefe peidava o tempo todo durante o expediente.

A gota d'água surgiu quando o supervisor mandou um e-mail a todos, pedindo para os funcionários antigos se demitirem. Segundo a lógica do flatulento, os mais velhos exerciam uma má influência nos mais novos.

Roberta, que não é mais nenhuma mocinha, foi mandada para a rua, se encheu e entrou na Justiça contra o ex-chefe gasoso.

Cooper não quis se pronunciar sobre o assunto. Agora, o juiz vai decidir quem tem razão.

Cinto de castidade é bom pra cachorro

Site vende cinta que impede que cães sejam fecundados indevidamente
O site Pabsforpets.com vende um produto que visa impedir que os cães se reproduzam indiscriminadamente. Trata-se de um cinto de castidade para cães que funciona exatamente como promete: tapando as partes das fêmeas para que elas não sejam fecundadas irresponsavelmente.

Com isso, eles pretendem criar uma alternativa menos agressiva que a castração e, ao mesmo tempo, controlar gravidez não desejada.

O cinto se aloja entre as patas de trás do animal e fica afivelado na cintura. Ele é feito com um entrelaçado de polipropileno que é confortável e fácil de lavar.

O site garante que existe uma abertura atrás da cinta, que só humanos são capazes de manusear, que permite ao cachorro aliviar suas necessidades fisiológicas sem colocar em risco sua virgindade canina.

Baiano tem ataque cardíaco vendo filme de sacanagem

Antonio Assis morreu sentado em cadeira de balanço, de frente para a TV
A cidade de Prado, no sul da Bahia, ficou chocada com a dura notícia. O comerciante Antônio José Gomes Assis, chamado de Xuxa, ficou, assim como a apresentadora homônima, muito emocionado ao ver um filme de sacanagem. O dono da barraca armada no centro do município teve ataque cardíaco assistindo a uma produção de sexo explícito.

Estava sentado na cadeira de balanço, em casa, e pelado, segundo informações do jornal Bahia Dia a Dia.

Xuxa acabou morrendo.

Amigos notaram que o homem não tinha ido trabalhar na barraca e ficaram preocupados. Ele nunca faltava ao serviço, disseram. Avisaram parentes, que foram até residência de Xuxa. Chamaram o sujeito, que não respondeu.

Quando entraram em casa, o baiano já estava morto.

O Bahia Dia a Dia informa que Instituto Médico Legal de Itamaraju, município próximo a Prado, divulgou nota afirmando que Xuxa sofreu parada cardíaca fulminante. Não contaram qual era a idade dele.

Não foi informado também o título da produção que ele assistia. Melhor assim.

Vestibular da UERN registrou 5.116 faltosos

O número representa 26,7% do total de inscritos para o Processo Seletivo Vocacionado da instituição.
Dados divulgados nesta terça-feira (9) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN- apontam que dos 19.152 candidatos inscritos para o Processo Seletivo Vocacionado 2010, 5.116 ausências foram registradas. O número representa 26,7% do total de inscrições.

As provas foram aplicadas entre os dias 7 e 8 (domingo e segunda-feira) de fevereiro em seis cidades do RN: Mossoró, Natal, Caicó, Assu, Patu e Pau dos Ferros. O maior número de faltosos foi notificado na capital potiguar. Dos 4.056 vestibulandos, 1.736 deixaram de fazer as provas, totalizando 2.320, número que equivale a 42,8% do total.

Caicó aparece como segundo município com maior número de faltas. Dos 1.647 estudantes, 558 (33,8%) não compareceram a um dos dias de avaliação. Mossoró aparece em terceiro lugar com 1.646 desistências (22,9%) do total de 7.197 inscritos. Assu registrou 339 desistências do total de 1.572 inscrições.

A menor taxa de faltosos foi registrada em Patu e Pau dos Ferros, respectivamente. A primeira cidade teve 233 ausências frente a 1.474 registros. Já o segundo município numerou 604 desistências das 3.206 inscrições.

Em relação ao ano passado, a Comperve divulgou que o número de estudantes faltosos foi de 16,9%, elevação de 9,17% se comparado a 2009.

Para o Coordenador da Comissão Permanente do Vestibular em Mossoró, João Egberto Mesquita, as faltas não chegam a assustar, uma vez que há de se considerar “os alunos que obtiveram aprovação em outros concursos com o da UFRN, UFPB, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa -Universidade Estadual do Ceará, cuja segunda fase coincidiu com o vestibular da UERN, além da interiorização dos Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Para Mesquita, o elevado número de ausências em todo o estado tem pouca relação com o adiamento das primeiras avaliações, marcadas para os dias 20 e 21 de dezembro.

PSV 2010

Para o coordenador da Comperve, a avaliação do Processo Seletivo Vocacionado de 2010 foi muito tranquilo, mas alguns casos de desclassificação de candidatos foram registrados.

“Alguns estudantes, mesmo com o celular desligado, permaneceram com os equipamentos no bolso quando foram ao banheiro ou tomar água e isso não pode. É norma que está no edital do concurso”, falou.

OAB reforça pedido de afastamento de Arruda

A adoção das medidas judiciais necessárias para o "imediato afastamento do governador" do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), ou, "se for o caso, sua prisão preventiva" é solicitada pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, em ofício enviado hoje ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Arruda é acusado de chefiar o escândalo de corrupção conhecido como "Mensalão do DEM" e de tentar obstruir a apuração dos fatos pela Justiça.

De acordo com informação divulgada pela OAB nesta tarde, Cavalcanti considera que a permanência do governador no cargo se tornou "incompatível" com o exercício da função pública, "diante do fato de que ele violou diversos estatutos." Na avaliação do presidente da OAB, não há mais "ambiente" para Arruda continuar governando, e a permanência dele no cargo "poderá ensejar dano efetivo à instrução processual."

No ofício a Gurgel, Ophir Cavalcanti informa que o Conselho Federal da OAB e a Seccional da OAB no Distrito Federal ajuizaram ação civil pública contra Arruda na 3ª Vara Federal do Distrito Federal, acusando-o de "improbidade administrativa" e pedindo que seja decretada a indisponibilidade dos bens do governador e de 10 deputados distritais acusados de se beneficiar de propinas no esquema.

Cavalcanti destaca que, no caso de Arruda, "a prova é incontroversa", o que exigiria seu imediato afastamento do cargo.

Governo rebate em bloco críticas de FHC

O governo saiu hoje em bloco para responder às críticas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à estratégia adotada pelo Palácio do Planalto para tentar vencer as eleições de outubro. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à corrida presidencial, reconheceu que o governo tucano deu contribuições ao País, mas mostrou que não deixará de fazer comparações entre o que foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu antecessor. "Não estou desmerecendo ninguém, estou dizendo que nosso caminho é melhor", disse a ministra.

Em artigo publicado hoje no Estado, Fernando Henrique afirmou que o presidente Lula, levado por "momentos de euforia", está inventando inimigos e enunciando inverdades. Ele lamentou que o presidente tenha se deixando contaminar por "impulsos tão toscos" e mostrou disposição para entrar no embate das realizações de cada governo, polarização defendida por Lula. "Se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa", afirmou em seu artigo.

Para Dilma, o que o governo defende é uma comparação para a escolha de caminhos. "Essa é a forma de nós confrontarmos as possibilidades", disse a ministra, pouco antes de participar de um evento do PT, em Brasília. O ex-presidente afirmou em seu artigo que a estratégia adotada pelos petistas seria uma tentativa de ganhar as eleições "com o retrovisor". Dilma rebateu. "Comparar não é ficar olhando pelo retrovisor. Comparar é discutir que caminho vou seguir", disse. "Sem sombra de dúvida, houve passos no governo anterior, agora, o que estou dizendo é que o nosso caminho é melhor."

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também defendeu a política de comparações e disse que o PT está disposto a debater com os tucanos suas propostas para o futuro, desde que essas ações sejam apresentadas. "Assim que mostrarem aquilo que querem fazer, nós vamos comparar com aquilo que queremos fazer daqui para frente", disse.

Dados - O ex-presidente argumentou em seu artigo que o governo ignora dados e insiste em contar sua versão dos fatos para tentar "desconstruir o inimigo principal", os tucanos. O empréstimo feito pelo País em 2002, junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), foi um dos exemplos citados por ele de custos enfrentados pelo Brasil por anos de "bravatas" do PT que hoje são ignoradas pelos petistas. Dilma tentou desmontar a versão do tucano. "O governo pediu US$ 14 bilhões porque só tinha US$ 16 bilhões de reservas e tinha atrelado a sua dívida interna ao dólar", disse. "Hoje, temos reservas de US$ 240 bilhões, é essa a diferença."

Segundo a ministra, essa decisão econômica (de atrelar a dívida ao dólar) acabou tendo efeitos perversos. "Cada vez que havia uma desvalorização, a dívida das empresas, a dívida do governo se multiplicava na proporção da desvalorização", disse. "Diante de cada crise o governo quebrava, ele era parte do problema."

Para Dilma, a postura do governo Lula mudou o papel do Estado, permitindo o enfrentamento da mais recente crise financeira internacional. "Na hora que a coisa ficou preta, quando acabou o crédito internacional e nenhum banco privado emprestava, foram os nossos bancos públicos que seguraram", comentou. "Não vamos comparar que desta vez o governo brasileiro foi parte da solução?", questionou.

"Nem em Davos" - Seguindo a estratégia de comparações, Dilma ironizou as declarações do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que recentemente defendeu mudanças na política cambial e monetária. "Não somos nós hoje que falamos que tem que mudar o câmbio e resolver a inflação diferentemente. Não foi ninguém do PT, não fomos nós", disse. Para a ministra, a tentativa de colar a imagem do governo com sinais de mudanças radicais não faz sentido. "O pessoal está um pouquinho atrasado, nem em Davos a gente recebe mais essa crítica", disse.

Citado por Fernando Henrique no artigo, o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, disse que quem não reconheceu os feitos do governo passado foi o candidato tucano ao Planalto em 2006, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. "Quem escondeu os progressos do governo dele foi o Alckmin. Ele ficou envergonhado de defender o governo FHC", disse Dutra.

No artigo, o ex-presidente lembra que Dutra, que já presidiu a Petrobras, reconheceu que votaria contra uma eventual proposta de volta ao monopólio do petróleo, tema defendido por muitos anos pelo PT. Dutra confirmou sua posição contrária ao monopólio, e disse também que já elogiou outra medida tomada pelo governo Fernando Henrique, que hoje é alvo de críticas dos próprios tucanos. "Um dos grandes motivos para o crescimento da Petrobras foi a agilidade que ela ganhou a partir do momento em que não teve mais de cumprir a 8666 (lei de licitações). Agora o TCU bombardeia esse decreto, que é do governo FHC, e a oposição fica do lado do TCU", disse.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

[Curiosidade]: Acesso ao serviço público só conhecendo o Hino Nacional!

Você sabia que para o acesso ao serviço público além do candidato se submeter ao imprescindivel concurso público o cidadão, obrigatoriamente, tem que conhecer a letra do hino nacional, condição básica de admissibilidade ao serviço público?

Diz o art. 40 da Lei 5.700, de 01 de setembro de 1971:

"Ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do Hino Nacional."

Confira o texto da lei.

Lei nº 5.700, de 01 de Setembro de 1971

Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

(...)

Art. 40. Ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do Hino Nacional.

(...)

Art. 45. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas a de nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968, a de nº 5.443, de 28 de maio de 1968, e demais disposições em contrário.

Brasília, 1 de setembro de 1971; 150º da Independência e 83º da República.

EMÍLIO G. MÉDICI

Caern regulariza abastecimento de água na cidade de Apodi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) regulariza o abastecimento de água na cidade de Apodi, antes do carnaval, como havia prometido. A Caern, em uma operação conjunta com a prefeitura do município e a Cosern, conseguiu colocar em funcionamento em tempo recorde o poço para garantir o abastecimento de água em uma das maiores festas carnavalescas do Estado, sem prejuízo para os visitantes e apodienses. Já está em operação desde o último sábado (6), o poço localizado na propriedade rural de Gilberto Veríssimo que garante a regularização do abastecimento na cidade.

O poço, localizado em terreno particular, fica próximo aos demais poços da Caern. A Companhia fez a limpeza do local com a ajuda da prefeitura e providenciou a energia elétrica para colocá-lo em funcionamento. "Esta foi a solução encontrada para resolver emergencialmente o abastecimento da cidade", explica o gerente da Regional de Mossoró, José Ronaldo.

Um novo poço, que integrará a captação da Caern na cidade, está sendo perfurado e terá capacidade para produzir 90 mil litros de água por hora. O novo poço deve entrar em operação em 30 dias. José Ronaldo informa que a Companhia vai iniciar a perfuração do outro poço, que terá a mesma vazão e ficará de reserva com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população de Apodi. Quando o novo poço da Caern estiver pronto, o poço na propriedade rural de Gilberto Veríssimo será devolvido.

Há 15 dias, um dos três poços do sistema de abastecimento de água de Apodi teve rompimento do filtro e do pré-filtro, sendo necessária a sua desativação. O poço desativado é responsável pelo abastecimento de 30% da população. Logo que tomou conhecimento do problema, a governadora Wilma de Faria determinou ao diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, que encontrasse uma solução definitiva para evitar um colapso no abastecimento de água do município.

Governadora Wilma de Faria lança em março ampliação do SAMU para todas as regiões do Estado

A governadora Wilma de Faria lança em março a ampliação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para todas as regiões e municípios do Estado. O Governo do Estado já garantiu recursos para a aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, que serão operadas por equipe capacitada e preparada para prestar socorro em urgências médicas e fazer a remoção para o hospital mais próximo em aproximadamente 20 minutos.

O sistema do SAMU será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado.

Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.

Também serão implantadas centrais de regulação e de apoio ao serviço do SAMU em pontos estratégicos de cada região do Estado. O Governo fará ainda melhorias na rede física de atendimento e suporte às urgências em hospitais regionais e em outras unidades que estarão integradas.

O helicóptero do Estado será disponibilizado para dar apoio na remoção de urgências que exijam locomoções mais rápidas e quando o acesso por terra for de grande dificuldade.

Com a implantação total dos serviços do SAMU em todo o Estado, previsto para o segundo semestre deste ano, qualquer chamado para atendimento de urgência para o telefone 192 será respondido, com a chegada da ambulância e da equipe, em até 20 minutos. Isso estará valendo para qualquer localidade do Rio Grande do Norte.

O plano de logística do SAMU do Estado foi desenvolvido e será implantado por especialistas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O padrão de 20 minutos entre a chamada e o atendimento é considerado ideal e será garantido por uma distribuição estratégica das viaturas em pontos tecnicamente selecionados.

Investimentos em educação vão transformar Brasil em potência econômica, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (8) que o Brasil está precisando de “uma cara nova” por meio de investimentos em educação. Para ele, com esse incremento financeiro no setor o país terá as mudanças necessárias para se tornar uma potência econômica.

No programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou a inauguração de 78 escolas técnicas na semana passada. Ele voltou a afirmar que, até o final do ano, um total de 354 unidades serão entregues – até o momento, são 141.

“Ainda é pouco diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação – sobretudo no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude”, disse, ao destacar a previsão de 500 mil jovens matriculados em escolas técnicas até dezembro.

Caern publica edital para concurso público

As inscrições estarão abertas, no período de 23 de fevereiro a 22 de março de 2010

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publica nesta terça-feira (9), o edital para o concurso público para provimento de diversos cargos de níveis médio, médio técnico e superior. Embora o novo concurso seja para compor cadastro de reserva, a convocação da maioria dos selecionados terá início logo após a aprovação no processo seletivo, tendo em vista a grande demanda da Caern por novos profissionais. As inscrições estarão abertas, no período de 23 de fevereiro a 22 de março de 2010 e serão recebidas exclusivamente via Internet pelo endereço eletrônico: http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/caern10.

O candidato poderá também obter informações referentes ao Concurso Público por meio da Central de Atendimento da FGV, no horário oficial de Brasília, das 9 às 17h de segunda a sexta-feira. O Edital com todas as informações sobre o concurso estará disponível na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Estado e a partir da mesma data no site da Caern (www.caern.com.br).

O processo será executado pela Fundação Getulio Vargas, que vai realizar toda a seleção, desde a elaboração das normas até a apresentação dos resultados. As provas serão realizadas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, em locais a serem divulgados brevemente. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os níveis médio e médio técnico e de R$ 80,00 para nível superior. As provas objetivas, as discursivas e a redação serão realizadas no dia 25 de abril, com o gabarito preliminar sendo divulgado no dia seguinte. O resultado final do concurso será publicado no dia 15 de junho deste ano.

Serão disponibilizadas vagas para nível médio, (Assistente - função: agente administrativo), médio técnico (Técnico em Contabilidade, Técnico de Engenharia nas especialidades: controle ambiental ou saneamento, edificações, eletrotécnico, mecânico, topógrafo) e nível superior (Administrador, Analista de Materiais, Assistente Social, Economista, Geógrafo, Jornalista, Psicólogo, Químico, Sociólogo, Engenheiro nas especialidades: civil, eletricista, mecânico, produção, químico, segurança do trabalho. Os salários iniciais são de R$ 1.242,88 para nível médio, R$ 1.573,02 para nível médio técnico e R$ 3.652,12 para nível superior, além de outros benefícios e vantagens concedidas pela Companhia, contidas no Acordo Coletivo de Trabalho.

Dentro do programa de renovação do quadro de pessoal, a Caern realizou em 2008 um concurso público e já contratou 140 novos empregados para cargos em diversas áreas. "A Caern está passando por uma nova fase de reestruturação, que inclui a renovação do seu corpo funcional, oxigenando a empresa com novos talentos, mas sem deixar de lado a experiência acumulada dos profissionais que já integram o quadro de colaboradores da empresa", destaca Walter Gasi., diretor-presidente da Companhia.

UFRN faz seleção para cursos a distância

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN realizará no próximo dia 21, a seleção para professores inscritos através da Plataforma Freire

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação a Distância, realizará no dia 21 de fevereiro, o processo seletivo para professores inscritos através da Plataforma Freire nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

O Plano é uma política que prevê um regime de colaboração entre União, estados e municípios, para a elaboração de uma estratégia de formação inicial para professores que atuam em escolas públicas.

O processo seletivo será realizado devido ao número de professores inscritos ter ultrapassado as vagas ofertadas pela UFRN. Estão sendo oferecidas 420 vagas nos cursos de Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas e Geografia, nos polos dos municípios de Macau, Nova cruz, Lajes, Caicó, Marcelino Vieira, Luiz Gomes, Martins e Extremoz.

A prova será no dia 21 de fevereiro, com início às 8h. Os locais serão divulgados até o próximo dia dez, no site da Secretaria de Educação a Distância (www.sedis.ufrn.br). O exame terá 40 questões, sendo cinco de Matemática, cinco de Geografia, cinco de História, cinco de Química, cinco de Física, cinco de Biologia e dez de Língua Portuguesa

Garoto joga irmã de 25 dias pela janela em SP

De acordo com o pai do bebê, um aposentado de 67 anos, o filho mais velho tem costume de jogar brinquedos pela janela, e teria jogado a irmã por ciúme

Um garoto de 3 anos jogou a irmã de 25 dias pela janela do térreo da residência onde moram, no bairro Jardim dos Prados, zona sul da capital paulista, por volta das 13h30 de domingo, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Os pais compareceram ao 99º DP e informaram que o bebê foi jogado pelo filho mais velho do casal, de 3 anos.

Segundo declaração da mãe no boletim de ocorrência, ela e os dois filhos dormiam na mesma cama quando o filho mais velho a acordou, dizendo que havia jogado o bebê. A mãe encontrou a criança caída no quintal do vizinho. Ela pediu por socorro e a vítima foi levada ao Hospital Geral de Pedreira.

A perícia foi chamada ao local. Até as 13h desta segunda-feira, o estado de saúde do bebê não havia sido divulgado.